Nacional Titulo
Papa critica capitalismo, marxismo e governos da América Latina
Por Do Diário OnLine
13/05/2007 | 18:04
Compartilhar notícia


O papa Bento XVI realizou um discurso politizado na tarde deste domingo durante a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Discursando em espanhol, o pontífice afirmou que o marxismo e o capitalismo foram falhos no combate à pobreza  e desigualdade social. O “autoritarismo” dos governos da América Latina também foi alvo de crítica de Bento XVI.

"Tanto o capitalismo como o marxismo prometeram encontrar um caminho para a criação de estruturas justas e afirmaram que elas, uma vez estabelecidas, funcionariam por si mesmas. Essa promessa ideológica tem se mostrado falsa", afirmou.

”O sistema marxista, onde foi implantado, não só deixou uma triste herança de destruições econômicas e ecológicas mas também uma dolorosa destruição de espírito. E o mesmo também ocorreu no ocidente, onde cresce constantemente a diferença entre os pobres e ricos e onde se produz uma inquietante degradação da dignidade da pessoa com a droga, com o álcool e sutis miragens de felicidade", acrescentou Bento XVI.

A política de governo dos países da América Latina também foi tema abordado por Bento XVI. "Na América Latina e no Caribe [...] evoluímos para a democracia, mas há motivos para preocupação diante de formas de governo autoritárias ou sujeitas a ideologias que acreditávamos superadas", disse o papa.

Apesar das críticas aos governos latinos, o pontífice deixou claro que a Igreja não mantém laços com a política. "A igreja é advogada da justiça e dos pobres, principalmente por não identificar-se com políticos ou com interesses de partidos", afirmou.

A respeito da evasão de católicos para novas religiões e seitas, o pontífice apontou "o secularismo, o hedonismo, a indiferença e o proselitismo de numerosas seitas e novas expressões pseudo-religiosas" como culpados pelo "enfraquecimento da vida cristã no conjunto da sociedade".

Em seu discurso, o papa voltou a ressaltar a importância da família ‘tradicional’ na sociedade. “Um patrimônio da humanidade e constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos", disse Bento XVI.

O papa também afirmou que a religião e a fé em Deus são as únicas maneiras do homem livrar-se dos males da sociedade. "Quem exclui a Deus de seu horizonte falsifica o conceito de realidade e, por conseqüência, só pode terminar em caminhos equivocados e destrutivos". O pontífice ainda acrescentou que "a vida cristã não se expressa somente nas virtudes pessoais, mas também nas virtudes sociais e políticas".

Em palavras voltadas aos jovens, o papa disse que "cabe-lhes a tarefa de opor-se às fáceis ilusões da felicidade imediata e dos paraísos enganosos da droga, do prazer, do álcool, junto com todas as formas de violência".

No decorrer de seu discurso, Bento XVI arrancou aplausos dos presentes no evento quando lembrou que a devoção aos necessitados é um dos principais preceitos da religião católica. "A opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristã".

Falando em português, o pontífice agradeceu o trabalho dos bispos na América latina e Caribe. "A igreja vos agradece pelo grande trabalho que vindes realizando ao longo dos séculos pelo Evangelho de Cristo a favor de vossos irmãos, principalmente pelos mais pobres e marginalizados", diz o papa.

Despedida - Após a abertura da Conferência, Bento XVI toma um helicóptero para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. No local, o papa fará seu discurso de despedida e por volta das 20h15 embarca de volta à Itália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;