Cultura & Lazer Titulo
Diretor japonês ganha prêmio especial no Festival de Berlim
Por Das Agências
15/02/2001 | 11:16
Compartilhar notícia


O veterano diretor japonês Kei Kumai vai receber o prêmio especial do Festival de Berlim de 2001 nesta quinta-feira.

  A premiação é destinada a figuras ilustres do cinema, a quem o Festival de Berlim presta um agradecimento especial.

  Kumai, 70 anos, deve mostrar seu último trabalho, 'Nippon No Kuroi Natsu Enzai' (Escuridão na luz), no circuito paralelo ao Festival de Berlim.

  O filme é sobre um ataque com gás Sarin realizado em 1994, em Matsumoto, próximo de Nagano. O incidente causou a morte de sete pessoas, deixou centenas feridas e um homem foi 'linchado' pela imprensa como o responsável pelo atentado.

  Alguns meses depois, o mesmo ataque se repetiu no metrô de Tóquio, deixando 12 mortos e milhares de feridos.

  Kumai já apresentou vários filmes no Festival de Berlim durante sua carreira, incluindo 'Umi to Dokuyaku' ('O mar e peixe') que ganhou o Urso de Ouro em 1987.

  Esse filme também fala de uma história verídica. Em 1945,médicos e militares da Universidade de Medicina japonesa realizaram cirurgias experimentais que levaram oito pilotos americanos à morte.

  'O Mar e o Peixe' foi escolhido como um dos 23 filmes da retrospectiva organizada pelo diretor do festival, Moritz de Hadeln.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;