Setecidades Titulo Prefeito Saladino
Passageiros estão sem banheiro
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
17/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Há pelo menos 20 dias, usuários da Estação Prefeito Saladino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Santo André, estão impedidos de utilizar os banheiros. Tanto o espaço destinado às mulheres quanto o indicado para homens está fechado para manutenção. Não há funcionários trabalhando no local e nem expectativa de quando os sanitários serão liberados para uso.

Em visita à estação, a equipe do Diário constatou que na porta dos banheiros feminino e masculino uma folha de papel sulfite informa que os espaços estão em manutenção. Um deles foi riscado com caneta vermelha e pergunta até quando os sanitários ficarão fechados, já que a população precisa do serviço.

Questionada sobre a localização do banheiro, funcionária do setor de limpeza da estação informou que o local está quebrado e que o indicado era se dirigir até o Tersa (Terminal Rodoviário Santo André) para utilizar o sanitário de lá. Já um profissional contratado para realizar o trabalho de modernização da área garante que o banheiro não faz parte dos trabalhos de sua equipe. Segundo ele, não há previsão de quando será consertado.

A professora Gisele Madureira, 37 anos, destaca que já tentou utilizar o banheiro pela segunda vez em 15 dias, sem sucesso. "Atrapalha, porque vou ter de perder mais tempo na fila do banheiro da Estação Tamanduateí", comenta.

A usuária do transporte sobre trilhos e moradora de Santo André Gislaine Patriota, 35 anos, percebeu o problema há cerca de 20 dias. A analista de controle de investimento utiliza a Estação Prefeito Saladino duas vezes ao dia, para ir e voltar do trabalho. "Chamou atenção nunca ver ninguém trabalhando nos banheiros e, quando perguntei para um funcionário, ele disse ironicamente que o conserto sairia no próximo ano", afirma.

A CPTM não informou quais intervenções estão sendo feitas nos banheiros nem em que prazo os espaços serão liberados para a população. A companhia informou apenas que está investindo R$ 1 bilhão na modernização da rede, que inclui as seis linhas que atendem o Estado.

Editais para modernização saem em abril

Os primeiros editais para contratação de empresas que vão elaborar projetos executivos e a revisão dos básicos já existentes para a modernização das estações da CPTM foram publicados em dezembro. Desde então, foram abertas propostas técnicas de sete estações. Agora, a companhia está na fase de análise das propostas comerciais, para nos próximos dias anunciar os vencedores. A expectativa é de que até abril seja publicado edital das estações Santo André e Capuava.

Em fevereiro, foi publicado o edital para as estações Mauá e Rio Grande da Serra, cujas propostas técnicas serão abertas em abril e, posteriormente, serão reveladas as comerciais. Das 13 estações que integram a Linha 10-Turquesa, que atende a região, 12 passarão por obras, já que Tamanduateí foi reconstruída e entregue junto com a estação do Metrô, em 2010.

As estações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas), além de banheiro público comum e exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os projetos já contemplarão o dimensionamento das estações Brás, São Caetano, Santo André e Mauá para futuramente atender a demanda do Expresso ABC.

No início do mês, em audiência pública na Câmara de Santo André, o presidente da CPTM, Manuel Bandeira, prometeu que todos os trens da linha passarão a ter oito vagões - atualmente são seis. No entanto, não foi dado prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;