Memória Titulo
Para lembrar o comendador Abdalla
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Um nome de Ribeirão Pires: comendador Abdalla Chiedde. Comerciante. Tinha escritório na Rua Capitão José Gallo, junto ao Cine Brasil. Numa pasta, guardava documentos e fotos da campanha autonomista, que separou Ribeirão Pires de Santo André.
Comendador Abdalla Chiedde é falecido. Que fim levou a sua pasta com parte da história de Ribeirão Pires? Uma tarefa que propomos aos interessados na construção da memória da cidade.

Ribeirão Pires, 1972. O Diário destaca dois repórteres-fotográficos para cobrir os festejos oficiais de aniversário da cidade. Às vésperas, João Colovatti faz um ensaio fotográfico da
cidade. No dia 19 de março,
Roberto Lopes cobre o desfile escolar nas ruas centrais.

ERA 1972
Ribeirão Pires já tinha como cognome ‘A Pérola da Serra’, pela excelência do clima e
encanto natural.
População: 29 mil
habitantes.
Eleitores: 9.000.
Indústrias: 16.
Igrejas: 23.
Ensino secundário: três.
Grupos escolares: 18.
Veículos: 2013.

GRANDE SÃO PAULO
Técnicos do antigo Grupo Executivo da Grande São Paulo recomendavam a preservação de Ribeirão Pires como área verde e um pulmão metropolitano.
Receita do Gegran: Ribeirão deveria ser utilizada, nos fins de semana, para atividades recreativas: pesca, camping, esportes náuticos na Billings. Para tal, a represa precisaria ser mantida, sempre, com um mesmo nível.

Amigos andreenses

Hoje é o aniversário de Roberto Canavesi. Andreense, nascido em 20 de março de 1942. Integrante do Casa (Clube Amigos de
Santo André). Uma
linda história.
Seu pai, Waldemar, trabalhou 40 anos na Pirelli, aposentando-se como chefe da cozinha.
O irmão João, na mesma Pirelli, 48 anos de casa. Trabalhava na área de segurança.
Ele, Roberto, 41 anos de Pirelli, encarregado da oficina.
José Carlos, outro irmão, cinco anos de Pirelli, saindo para ingressar na Sabesp e tornar-se superintendente de auditoria da estatal.
Um sobrinho, Rodolfo, é hoje gerente em Cotia das categorias de base do São Paulo Futebol Clube.
Roberto Canavesi é casado com dona Ester de Almeida. O casal tem sete filhos, Eduardo, Ronaldo, Sueli, Emerson, Rogério, Roberto e Luiz Carlos, oito netos e o primeiro bisneto, Eduardo.
Santo André é a terra querida de Roberto Canavesi. Ele foi um dos fundadores do Santo André FC, hoje Esporte Clube Santo André. Sempre participou de atividades comunitárias. Cita a preservação do antigo clube Casa Branca como espaço de recreação e lazer. É ali que o Casa realiza as suas reuniões, pensando Santo André.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários, em 20 de março, 90 municípios, 79 dos quais novos municípios do Rio Grande do Sul, entre os quais Vitória das Missões. Fonte: IBGE.

Município Paulista
Hoje é o aniversário de Piquerobi, elevado a município em 1949, quando se separa de Santo Anastácio.

Santos do Dia
Martinho de Braga
Teodósio
Alexandra

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 20 de março de 1987 – ano 29, edição 6395
Manchete – Tabela do IR é reajustada em 45%
Saúde – Hospitais particulares voltam a atender os segurados da Previdência Social.
Polícia Militar – Grande ABC comemora o 12º aniversário do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6. O CPA/M-6 integra dois batalhões,
o 6°e o 10º.
Coronel Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos comanda a PM na região.
Tenente-coronel João Vargas Filho coordena o 6º BPM.
Tenente-coronel Luiz Gonzaga de Oliveira à frente do 10º BPM.
Comentário – “Polícia se faz na rua, todos sabem, mas nunca deve ser esquecido que para isso exige-se, no mínimo, condições básicas” (Percy Faro, chefe de Reportagem do Diário).

Em 20 de março de...
1917 – O advogado Spencer Vampré ocupa novamente a Seção Livre do Estadão focalizando o que chama de irregularidades na decretação da falência da Cia São Bernardo Fabril, localizada no Distrito de Santo André. E publica a íntegra da ata da assembleia de credores da companhia, realizada em 5 de fevereiro daquele ano.
Já os advogados Carlos de Campos e Francisco Mendes defendem a legalidade das ações.
De parte a parte, longos artigos, diariamente.
A revolução da Rússia. Do noticiário do Estadão: mensagem aos representantes da Rússia no Exterior.
1932 – Dirigível alemão Graf Zeppeli inicia voos regulares à América do Sul.
1967 – Instalada a agência do INSS em Santo André.
Pelé inaugura sua fábrica de látex em Santo André, à Rua Bororós, 199, Vila Pires. Na diretoria, ele, Nestor Pacheco, Nicolau Morae Maria Apparecida Nunes (diretora técnica). Na presidência, Jurandir Morais Lima. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;