Internacional Titulo
Vulcao Usu entra em erupçao no Japao
Por Do Diário do Grande ABC
31/03/2000 | 09:59
Compartilhar notícia


O vulcao Usu, no Norte do Japao, entrou em erupçao nesta sexta-feira. A erupçao era esperada desde o início da semana e milhares de pessoas das localidades vizinhas já haviam deixado suas casas. As 13h09 local (1h09 de Brasília) um tremor mais forte marcou o início do primeira erupçao do Usu em 22 anos.

Uma espessa coluna de fumaça cinza subiu e uma chuva de cinzas cobriu telhados e carros. As sirenes de alerta soaram, mas sem causar pânico em Date, a maior das comunidades situadas ao pé do vulcao. Muitas pessoas deixaram os abrigos para observar as colunas de fumaça. Quem preferiu nao sair pôde acompanhar tudo, em detalhes, pela televisao. As imagens mostravam o vulcao lançando pedras incandescentes e cinzas. Cinco horas mais tarde, as autoridades nao tinham registro de feridos nem de correntes de lava que pudessem ameaçar as casas abandonadas pelos habitantes. Como a fumaça se elevou até 3 mil metros, a erupçao foi considerada relativamente fraca pelo especialista Yoshihiro Katsui.

Mas o próprio Katsui disse que ``é preciso vigiar com atençao para determinar como vai reagir o vulcao'. A partir das primeiras observaçoes, os especialistas se dividiam sobre o risco de formaçao de correntes piroclásticas (que combinam rochas e cinzas incandescentes com gás), um fenômeno que provocou a morte de 41 pessoas pelo vulcao Unzen, em 1991.

O professor de sismologia Hiromu Okada acha que ``até agora nao há perigo. As colunas de fumaça vao continuar por um certo tempo. Mas nao há registro de que uma erupçao pare nesta fase. Pode acontecer uma erupçao principal no topo da montanha'.

Cerca de 20 mil pessoas deixaram suas casas desde quarta-feira. Dos 7.500 habitantes de Abuta que abandonaram as residências, ``70% estao em um ginásio, uma escola e em alguns prédios municipais', disse Takazo Mitsuke, da Prefeitura da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;