Automóveis Titulo
Eficiência não anula estilo
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
06/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Passado mais de um mês do lançamento da nova geração do Mercedes-Benz Classe C no Brasil já é possível fazer uma avaliação mais clara sobre as mudanças estilísticas do sedã médio, que, desde seu lançamento em 1982, fortalece sua trajetória de sucesso pelo mundo.

Embora mais sutis, é possível afirmar que as modificações externas agradaram mais que as internas. Na nova geração, o Classe C conseguiu manter a imponência da frente mesmo com desenho de faróis, grades e lanternas que não são os mais criativos entre os automóveis premium. Ponto para a eficiência e simplicidade do traço sóbrio.

Com linhas limpas e fluidas e baixa proporção de área envidraçada, a lateral também consegue manter a magia do sedã médio, cujas proporções agradam à maioria dos consumidores brasileiros. Alta, a traseira continua a ter poder de sedução, com laternas levemente modificadas em relação à versão anterior. Na rua, ninguém duvida de que se trata de um autêntico Mercedes-Benz, marca que é sinônimo de atração não só no Brasil como em todo o mundo.

No interior, onde aconteceram as mudanças mais brusca, não houve o mesmo equilíbrio. As linhas quadradas do painel tiraram muito do charme da geração anterior, cujo habitáculo proporcionava sensação mais aconchegante com suas formas suavizadas por ângulos simples e curvos.

As linhas internas mais pesadas da atual geração ficam visíveis na versão de entrada, a C 180 CGI Classic, cedida para avaliação do Diário. O painel ficou com ares de acabamento um tanto empobrecido - não fosse a estrela de três pontas no volante, poderia até se imaginar que não se tratava do habitáculo de um genuíno bólido premium alemão.

O lado bom da versão C 180 CGI está no seu eficientíssimo motor, que se mostrou mais econômico que o de alguns veículos equipados com motores 1.8 flexíveis nacionais. Com um litro de gasolina é possível rodar até 10 quilômetros no circuito urbano.

A motorização agrada também por conciliar eficiência energética com certa dose de força, quando o pedal de aceleração é mais exigido. Com propulsor 1.8 16V e quatro cilindros, o CGI rende 156 cavalos a 5.000 rpm. O torque é de 25,5 mkgf a 1.600 rpm. A velocidade final é de 223 quilômetros por hora.

O que melhora a eficiência do CGI é o sistema de injeção direta de gasolina desenvolvido com base no conceito BlueEfficiency, tecnologia que prioriza a sustentabilidade, alcançando até 19% de redução nas emissões de CO2 em relação à geração anterior.

Outro destaque é o acertado câmbio automático de sete velocidades - a última marcha mantém força sem perda do rendimento, mesmo em rotações não tão altas. As trocas também são rápidas e suaves.

No balanço final, o conjunto do Classe C180 CGI segue agradando, ainda mais com o atraente preço de R$ 114,9 mil, que abre a possibilidade para novos consumidores entrarem na desejada marca premium. A Mercedes-Benz aposta que a nova geração do Classe C vai ampliar vendas e chegar a 6.000 unidades neste ano.

 

Modelo tem 2.000 modificações

Na nova geração, a Mercedes-Benz fez 2.000 modificações em componentes do Classe C 180. O objetivo foi aprimorar o estilo, conforto, manobrababilidade, sem abrir mão da eficiência, segurança e potência do sedã médio.

Já na versão de entrada, a C 180 CGI Classic, ganhou novo sistema óptico em LED na dianteira e na traseira. Os retrovisores externos também possuem luzes para conversão em LED, realçando o design externo.

Embora sempre queira imprimir uma atmosfera esportiva em seus modelos, a versão da Classe C 180 CGI não consegue transmitir essa sensação. Com seu interior mais simplista, está mais para um eficiente e bonito automóvel urbano do que um veículo dotado de veia jovial.

Apelo esportivo e novas tecnologias só estão disponíveis em versões mais apimentadas do Classe C, que ainda neste ano terá o modelo AMG sendo oferecido ao público brasileiro. Por enquanto, a versão só é vendida na Europa. Por aqui, deve desembarcar até o fim do ano.

Detalhes da AMG podem ser encontrados no C 250 CGI, já à venda no mercado nacional. Este pacote AMG apresenta itens como bancos dianteiros, pedais e volante esportivos; rodas com design AMG, além da suspensão rebaixada e escapamento com acabamento em aço inoxidável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;