Economia Titulo
Ensino à distância grátis ajuda microempreendedor
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
18/04/2010 | 07:59
Compartilhar notícia


Pensando em complementar a formação de microempresários, como os que aderiram ao MEI (Microempreendedor Individual) para entrar no mercado formal, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) desenvolveu um sistema gratuito de aprendizado à distância.

A iniciativa recebeu o respaldo da Prefeitura de São Caetano, que procurou o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para obter financiamento de R$ 100 mil durante o desenvolvimento do projeto-piloto.

Também podem participar do programa de ensino à distância, chamado de e-Prod (Extensão Profissional a Distância), pequenos comerciantes, pessoas que estejam à procura de reciclagem profissional para se recolocar no mercado de trabalho e por estudantes interessados.

"O objetivo é melhorar o nível de conhecimento dos munícipes, oferecendo uma formação inicial, já que geralmente o microempreendedor carece de informações básicas para se ter uma empresa", explica o pró-reitor de EAD (Educação à Distância) da USCS, Denis Donaire.

Para ele, a disseminação do e-Prod pode promover o desenvolvimento profissional, a geração de emprego e a consequente melhora da renda, também abrindo os horizontes daqueles que estão sem uma ocupação.

O microempreendedor pode obter noções adminstrativas e financeiras, além de conhecer cuidados com higiene e manuseio de produtos químicos, o que só tem a agregar em suas tarefas diárias.

Ao todo, são oferecidos cinco cursos: micro e pequenas empresas; rotinas trabalhistas e recursos humanos; introdução às finanças; introdução à contabilidade e logística. Cada um dos programas com média de quatro semanas de duração.

Do projeto-piloto, que começou em janeiro e se encerra neste mês, participaram pelo menos 160 pessoas, que puderam cursar todas as modalidades previstas.

EXPANSÃO
Agora, a USCS pleiteia a renovação do financiamento do BID, mais uma vez por intermédio da Prefeitura. "É importante ressaltar que, por se tratar de autarquia municipal, a USCS pode ser contratada por qualquer prefeitura municipal no País, dispensando-se licitação", diz Donaire, se colocando à disposição para desenvolver o sistema em outras cidades do Grande ABC.

A contratante se responsabiliza pela seleção dos alunos, pelos cursos que pretende desenvolver aos munícipes e equipamentos (computadores com acesso à internet) e a universidade disponibiliza os cursos à distância, cuidando do conteúdo programático, do acompanhamento dos alunos por meio de professores tutores e da certificação.

Os recursos são aplicados na manutenção do ambiente virtual de aprendizagem e para pagar os tutores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;