Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC recebe visita germânica para concertos
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
30/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Formada por 16 músicos que integram algumas das sinfônicas mais importantes da Alemanha, a Orquestra de Câmara Deutsches Kammerorchester Frankfurt coleciona, em seus 21 anos de trajetória, turnês por diversos países da Europa e Ásia. Em sua primeira passagem pelo Brasil, o grupo presenteará o Grande ABC com duas apresentações gratuitas. O concerto de hoje, às 20h, será no Centro Cultural Diadema. No sábado, no mesmo horário, no Teatro Elis Regina, em São Bernardo.

Entre os integrantes da orquestra de cordas são ouvidos diversos idiomas, mas todos se entendem por meio da linguagem universal da música erudita. Sob a batuta do maestro croata Rista Savic estão instrumentistas poloneses e alemães. O solista é o italiano Mario Carbotta, responsável pela participação com flauta.

O repertório dos concertos é o mesmo. Serão apresentados Divertimento, de Mozart; Concerto para Flauta e Orquestra de Cordas, de Mercadante; além da Suíte Holberg, de Grieg. São 60 minutos ininterruptos de pura música de qualidade.

Formada por instrumentistas experientes, com média de 40 anos de idade, a Orquestra de Câmara Deutsches Kammerorchester Frankfurt veio ao Brasil especialmente para cinco concertos gratuitos. Além dos dois no Grande ABC, fará apresentação amanhã, às 20h30, no Teatro Adamastor, em Guarulhos. Nesta semana, os musicistas já foram aplaudidos em Jundiaí e São Paulo. No domingo, a orquestra retornará à Alemanha.

NOVO PALCO
A apresentação da Orquestra de Câmara Deutsches Kammerorchester Frankfurt em Diadema inclui a cidade na série Concertos Art Invest pelo Interior de São Paulo, que promove concertos mensais nos teatros do Sesi de Mauá e Santo André e no Senai de São Bernardo desde 2004. São apresentações de orquestras de câmara - que são formações de sala, para teatros menores - e grupos de câmara com número reduzido de músicos, como trios, quartetos e quintetos.

O diretor-presidente da Art Invest, Antonio de Arruda Ribeiro, acredita no potencial de Diadema para a música erudita. "Esse é o primeiro concerto de uma série regular que pretendemos fazer a partir de 2011 na cidade, que tem um teatro interessante (Centro Cultural Diadema) e é muito próxima de São Paulo. A comunidade de Diadema não tem muitas oportunidades de assistir a grupos internacionais e de câmara porque essas apresentações geralmente ficam restritas às capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro", explica Ribeiro, cuja produtora realiza cerca de 300 concertos por ano, patrocinados por empresas e pelo Sesi, em várias cidades do interior paulista.

Orquestra de Câmara Deutsches Kammerorchester Frankfurt. Concerto. No Centro Cultural Diadema - Rua Graciosa, 300, Centro, Diadema. Hoje, às 20h. Grátis.

No Teatro Adamastor - Avenida Monteiro Lobato, 734, bairro Macedo, Guarulhos. Amanhã, às 20h30.
Grátis.

No Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, São Bernardo. Sábado, às 20h. Grátis.
Informações: 3266-3569.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;