Cultura & Lazer Titulo ELT
Hora da retomada dos palcos

Até dia 10 deste mês, Sto.André respira teatro
durante festival promovido pela Escola Livre

Marcela Munhoz
02/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Teatro, do grego théatron, é forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta história ou atividades para a plateia em determinado lugar. Mas a arte vai além. Remete ao ato de olhar com atenção, perceber, contemplar. E é neste sentido que a ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) oferece o primeiro FELT (Festival Livre de Teatro). A mostra segue até dia 10 com apresentações, oficinas e debates. Toda a programação do evento – ação do Coletivo Livre de Teatro com o Governo do Estado em conjunto com a Secretaria da Cultura – é gratuita.

“Minha formação veio dos festivais que aconteciam na região nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Portanto, a retomada com esta mostra é tão importante. Além de estabelecer contato com grupos locais, compartilhar o que se está produzindo e fomentar novas companhias, o público vai ter acesso gratuito à cultura em época em que tudo está tão difícil”, analisa a coordenadora do evento, Solange Dias. Ela lembra ainda a importância da ELT para a região. “Nesses 26 anos, tivemos altos e baixos, já passamos por várias administrações, mas sempre torcemos para o diálogo. O festival deve fortalecer isso.”

Fazem parte da programação 12 espetáculos de ex-aprendizes e de grupos que surgiram no Grande ABC. Entre as peças – divididas nas categorias infanto-juvenil, adulto, teatro de rua, linguagem de máscaras e experimento cênico-artes integradas – está Portar(ia) Silêncio, do Coletivo Estopô Balaio, que narra a jornada de migração de nordestinos a São Paulo (será apresentado hoje, às 20h). Já na sexta-feira, às 20h, é a vez do Coletivo DZ6 com Esparro. As inspirações são os textos de Plínio Marcos, escritor, jornalista, diretor, ator e autor de inúmeras peças escritas, principalmente, no regime militar. “São nove atores em cena que interpretam textos curtos sobre a luta por um lugar ao sol”, explica Giuliana Lavorato, integrante do coletivo. Para ela, o festival é um ganho enorme. “Boa oportunidade para atores e público”, encerra.

1ª Festival Livre de Teatro – Mostra. Na ELT – Praça Rui Barbosa, 12, em Santo André. Tel.: 4990-4474. Até dia 10. Grátis. Site: www.portallivredeteatro.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;