Economia Titulo
Exportações brasileiras superam média mundial em 2004
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
06/01/2005 | 10:53
Compartilhar notícia


O desempenho das exportações brasileiras superou a média mundial em 2004. As vendas externas do país foram ampliadas em 32%, ante um aumento previsto de 18,3% das exportações mundiais, segundo estimativa do FMI (Fundo Monetário Mundial). Esse é o segundo ano consecutivo em que o Brasil supera a média mundial em exportações.

De acordo com o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Planejamento, Ivan Ramalho, o crescimento das exportações do país acima da média em 2004 deve propiciar um aumento da taxa de participação brasileira no comércio mundial.

"O Brasil, até 2003, tinha ainda uma participação pouco inferior a 1% do comércio mundial. Eu acredito que agora em 2004, embora não tenhamos os números finais do comércio mundial, com US$ 96,5 bilhões de exportações, o Brasil deva ter superado essa barreira de 1%, já que o comércio mundial não deve ter atingido US$ 9,6 trilhões", analisa.

Também internamente, o comércio exterior está ampliando sua representatividade na economia do país. Segundo relatório da Secretaria de Comércio Exterior, o país está aumentando o grau de abertura econômica, tanto do lado das exportações como das importações. A previsão da participação das exportações no PIB é que se eleve de 24,6%, em 2003, para cerca de 26,6%, em 2004. Em 1990, esse número era de 11%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;