Economia Titulo Inovação
Braskem faz investimento de R$ 10 mi em laboratório no polo de Capuava

Objetivo é fazer experimentos a fim de
aprimorar desenvolvimento de processos

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Braskem investiu R$ 10 milhões para implantação de um laboratório de desenvolvimento de tecnologias de processo, localizado no Polo Petroquímico de Capuava, na divisa entre Santo André e Mauá. O espaço começou a ser desenvolvido em 2014, mas somente neste ano chegou à sua capacidade plena de operação, com dez funcionários.

O diretor de inovação e tecnologia da Braskem, Patrick Teyssonneyre, explica que o laboratório é utilizado para a realização de testes que resultem em melhorias e em economia de recursos. “São equipamentos que simulam em escala menor os nossos processos. Com eles, conseguimos pensar em condições de reações diferentes que aumentem a produtividade ou eficiência”, comenta. Entre as possibilidades que podem ser avaliadas está a substituição de matérias-primas em alguns tipos de procedimentos.

Teyssonneyre salienta que as principais pesquisas ainda estão em andamento, mas que não pode dar detalhes sobre os experimentos porque as informações são sigilosas.

Apesar de o laboratório estar sediado na região, o diretor destaca que os resultados produzidos também irão gerar melhorias para os outros polos industriais da Braskem no País, localizados em Camaçari (na Bahia) e em Triunfo (no Rio Grande do Sul). “Estamos fortalecendo a estrutura do Grande ABC, mas, ao mesmo tempo, levando os benefícios a outras unidades”, reforça Teyssonneyre.

A empresa possui mais um laboratório no Interior de São Paulo, que é destinado a estudos envolvendo biotecnologia. Já os centros de inovação e tecnologia estão localizados em Triunfo e em Pittsburgh, nos Estados Unidos. “Esses centros são mais abrangentes em termos de análises, expertise e equipamentos”, resume o porta-voz.

SETOR ACADÊMICO

Teyssonneyre acrescenta que, além das iniciativas internas para fortalecer o trabalho de pesquisa, a Braskem está desenvolvendo parcerias com a UFABC (Universidade Federal do ABC) para fomentar as atividades científicas e a interação com professores e alunos da instituição. O diretor também não detalhou que tipos de projetos podem ser frutos dessa cooperação, já que há um contrato de sigilo que também impede que as informações sejam divulgadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;