Cultura & Lazer Titulo Exposição
Um passado para servir de lição

São Caetano recebe até dia 30 a mostra
'Jamais Esquecidos – Holocausto', no Cecape

Vinicius Castelli
Do Diário do Grande ABC
07/06/2016 | 06:51
Compartilhar notícia
Prefeitura de São Caetano do Sul


Nos anos 1980, o compositor Cazuza cantou em O Tempo Não Para que via o futuro repetir o passado. Terror contra idosos e crianças, extermínio em massa, racismo e ódio contra minorias são algumas atrocidades que deveriam ser banidas da humanidade. Exemplos de cenários assim assistimos há tempos. E, para que as mesmos histórias não se repitam, é necessário conscientizar. E é isso o que pretende a exposição Jamais Esquecidos – Holocausto, que ganha espaço na região e toma conta do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns), em São Caetano.
Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 12h às 16h.
A exposição tem como tema o extermínio de cerca de 6 milhões de judeus a mando dos nazistas na Segunda Guerra Mundial, chamado holocausto. O visitante pode chocar-se e, mais importante ainda, informar-se, acerca do que aconteceu com homens, mulheres, crianças e idosos durante aquele período.
Para ilustrar o espaço, a mostra, que tem curadoria assinada por Luiz Rampazzo, conta com muitas imagens, vídeos, músicas, textos, objetos e até instalações. “Tem quarto ambientado como era em Auschwitz (local que abrigou campo de concentração nazista), os pijamas listrados e os uniformes, como eram usados pelos presos”, diz Rampazzo.
A ideia surgiu a partir do projeto de fazer um livro sobre esse assunto. “No Brasil temos cerca de 280 pessoas sobreviventes do holocausto”, diz o curador. Ele conta que a meta é dar consciência à população que não sabe desses fatos. Segundo Rampazzo, foi feita uma pesquisa em que se constatou que cerca de 80% da população brasileira desconhece o que foi o holocausto.
“Quando não se conhece a história é possível que se repitam os mesmos erros. As visitas na exposição são monitoradas e o profissional traça paralelo daquele período com o que acontece hoje no mundo. Ódio, racismo, intolerância”, explica.

Jamais Esquecidos – Holocausto – Exposição. No Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns) – Rua Tapajós, 300, São Caetano. Até dia 30. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 12h às 16h. Entrada grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;