Política Titulo
Procurador pode ser anunciado nesta quinta
Por
05/06/2003 | 00:33
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá anunciar nesta quinta-feira o nome do novo procurador-geral da República. Lula reuniu-se quarta-feira com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa, para tentar decidir o assunto. No entanto, ainda não foi alcançado um consenso no governo e a decisão foi adiada para esta quinta-feira.

Conforme apurou a reportagem, um dos candidatos com mais chance de assumir o posto é o subprocurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, que tem a simpatia de Bastos e de vários integrantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), MPF (Ministério Público Federal) e STF (Supremo Tribunal Federal), órgão perante o qual o procurador-geral propõe ações. Nos bastidores do Planalto, consta que o chefe da Casa Civil, José Dirceu, defendeu a permanência do procurador-geral Geraldo Brindeiro no cargo.

Responsável pela chefia do MPF, o cargo de procurador-geral da República é considerado estratégico pelo governo, uma vez que cabe a ele propor ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) contra leis supostamente ilegais e requisitar a abertura de ações criminais contra autoridades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;