Cultura & Lazer Titulo
Record estréia nova novela das sete
Por Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
17/07/2006 | 08:01
Compartilhar notícia


Depois do sucesso de Prova de Amor, que se despede hoje do público após ficar mais de oito meses no ar e registrar a maior audiência da história das novelas da Record desde a Escrava Isaura, estréia amanhã Bicho do Mato, a nova trama das sete da emissora.

Escrita por Cristianne Fridman e Bosco Brasil, o folhetim lembra um pouco um dos maiores sucessos da TV nacional, a novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente em 1990 pela extinta Manchete.

A principal semelhança com a produção que desbancou a Globo durante nove meses é o fato de boa parte das gravações iniciais terem como cenário as exuberantes paisagens do Pantanal-Matogrossense. Soma-se a isso a presença dos músicos/atores Sérgio Reis e Almir Sater, que deram vida a uma dupla de violeiros na trama do passado, e a sonoridade parecida de Juba, nome do protagonista de Bicho do Mato, com Juma, a moça que virava onça e a cabeça de muito marmanjo à época.

Com 50 atores no elenco e 20 capítulos gravados, Bicho do Mato trará para a tela da Record a história de Juba (André Bankoff), rapaz criado em meio à natureza do Pantanal. Quando a aldeia em que vive é ameaçada pelo conflito de terras e pelo garimpo, o pai do jovem (Jairo Mattos) é assassinado em uma emboscada e Juba é obrigado a ir para a cidade grande, no caso o Rio, para vingar a morte do pai.

Além de enfrentar as dificuldades do choque cultural que se instala em sua vida, ele acaba encontrando o verdadeiro amor nos braços de Cecília, vivida por Renata Dominguez.

Com cada capítulo orçado em cerca de R$ 150 mil e três cotas de patrocínio vendidas, Bicho do Mato entra na grade da emissora com a responsabilidade de manter a boa audiência e o sucesso conquistado por sua antecessora. Mas isso parece não ser problema.

Para Cristianne Fridman, autora da novela, o público pode esperar uma novela encantadora. “É uma trama que tem aventura, romance, humor e drama. A busca de Juba por justiça pelo assassinato do pai se entrelaça com o romance dele com Cecília. Temos ainda personagens cômicos como Maurinho (Castrinho), um delegado medroso e vaidoso. Na cidade, Vanda (Regina Maria Dourado) e Túlio (Ewerton de Castro) formam um casal fogoso e muito animado. Temos também a trama de um casal de advogados bem-sucedido que decide ter um filho, mas não consegue. Enfim, um cardápio bem variado”, explica Cristianne.

Experiente em escrever para a televisão – a autora atuou como co-autora e colaboradora em tramas como Coração de Estudante, Malhação e Carga Pesada, todas da Globo, e em Essas Mulheres, já na Record –, Cristianne conta que está envolvida com Bicho do Mato desde o ano passado. “A história começou a ser escrita em dezembro e foi entregue em janeiro deste ano. A idéia de fazer Bicho do Mato veio por intermédio de um convite de Tiago Santiago, que atua como supervisor da novela”.

Livremente inspirada em argumento de Chico de Assis, a nova atração, segundo a autora, despertará nos telespectadores a lembrança de antigos hábitos. “O contraste de Juba com os personagens da cidade é uma espécie de despertador para todos nós que, na correria do dia a dia, deixamos para trás alguns valores. Todos, na cidade ou no campo, possuem um Juba dentro de si. É a solidariedade, a simplicidade, a verdade de cada um. Não vamos falar de um Tarzan, um caipira, que se deslumbra com a cidade. O Juba modifica os sentimentos e a maneira que as pessoas vivem”.

Sem muito tempo para acompanhar pessoalmente as gravações da novela, Cristianne se diz satisfeita com a parceria com o diretor geral da trama, Edson Spinello. “Nós conversamos diariamente e a troca tem sido muito positiva. Quando vi as primeiras imagens gravadas fiquei maravilhada”. O ator Roberto Bomtempo e César Rodrigues também assinam a direção de Bicho do Mato.

Sem esconder a alegria de estar à frente de um projeto do porte da estréia – no elenco comparecem nomes de peso como Beatriz Segal, Jonas Bloch, Ana Beatriz Nogueira, Bia Seidl – , a autora derrete-se ao falar da estréia. “É muito bom saber que quando a gente escreve na madrugada, sozinha, rindo, chorando, amando e se emocionando todos esses sentimentos são recebidos por outras pessoas com a mesma emoção. Novela é como filho. A gente sempre quer que os outros achem bonito, engraçadinho e divertido. Acho que o bicho vai pegar”, conclui.

Prova de Amor – Depois de 229 capítulos, a trama de Tiago Santiago termina hoje com a revelação da identidade do assassino de Lopo (Leonardo Vieira) e um saldo para lá de positivo para a Record. Além da boa audiência, que tem mantido a média de 23 pontos, a novela inovou ao apresentar ao público dois finais interativos (a princípio seriam cinco, mas a direção de teledramaturgia voltou atrás da decisão semanas depois de anunciar a novidade).

Além disso, segundo Santiago, a abordagem do tema crianças desaparecidas, que contava com depoimentos reais de mães, resultou na localização de quatro crianças.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;