Internacional Titulo
Telecópio Hubble festeja dez anos
Por Do Diário do Grande ABC
21/04/2000 | 15:43
Compartilhar notícia


Há dez anos, no dia 24 de abril de 1990, o telescópio espacial americano-europeu Hubble começou sua aventura de esquadrinhar os segredos do universo, uma missao que tem cumprido com honra, pois tem desvendado os segredos das galáxias.

"A quantidade de descobertas do Hubble nao tem precedentes para um obsevatório", destacou por ocasiao deste aniversário o administrador adjunto da NASA para as ciências do espaço, Ed Weiler.

Em seus dez primeiros anos em órbita, o telescópio tem "estudado 13.670 objetos, efetuado 271 mil observaçoes precisas" e enviado milhares de dados "arquivados como um tesouro científico numa caverna de Ali Babá para as futuras geraçoes de astrônomos".

O Hubble permitiu determinar a idade do universo, de 12 bilhoes de anos, com uma margem de erro de 10%, possibilitou a publicaçao de mais de 2.600 estudos científicos, recordou as "descobertas e imagens espetaculares de três buracos-negros, galáxias se colidindo e objetos estranhos nos confins do universo, que chegaram a milhoes de lares através da imprensa, televisao e Internet".

A grande aventura do Hubble começou de forma catastrófica. dois meses depois de seu lançamento, quando seus instrumentos foram ligados, os astrônomos descobriram surpresos que o telescópio era míope, incapaz de penetrar nas profundezas do universo.

Seu espelho sofria uma "aberraçao esférica" por causa de uma falha humana, o que impedia que as câmeras do telescópio oferecessem imagens claras: o Hubble, um projeto de US$ 1,6 bilhao, era seriamente deficiente. Foi preciso esperar até 1993 para que uma missao de astronautas fosse reparar o telescópio, de 11 toneladas, alto como um prédio de cinco andares e que viaja a 600 km de altitude e uma velocidade de 28 mil km/h.

Hoje em dia, depois de três missoes de revisao e manutençao - a mais recente data de dezembro passado - "ganhou um lugar entre as maravilhas do mundo moderno", destacou o cientista encarregado da missao, o professor David Leckrone, do centro espacial Goddard em Laurel (Maryland).

"A visao do homem do universo nunca foi tao revolucionada num tempo tao curto e com somente um instrumento desde que Galileu apontou seu telescópio parra o céu, em 1609", opinou.

O astrofísico americano Edwin Hubble (1889-1953), a quem o telescópio deve seu nome, foi o primeiro a descobrir que o cosmos nao se limitava à Via Láctea, que havia outras galáxias mais longínquas e que o universo estava em expansao.

O Hubble já confirmou todas essas teorias e os astrônomos esperam mais descobertas nos dez anos que lhe restam de vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;