Internacional Titulo
Justiça impede entrega de censo eleitoral a partido separatista basco
Da AFP
25/03/2005 | 14:24
Compartilhar notícia


O Supremo Tribunal espanhol decretou nesta sexta-feira que não seja entregue o censo eleitoral ao partido separatista basco AG (Aukera Guztiak), cuja candidatura às eleições regionais bascas de 17 de abril foi impugnada pelo governo espanhol, que o considera ligado à organização separatista basca ETA.

A alta instância, que tomou esta decisão por segurança, já que nas listas do censo eleitoral aparecem os dados dos cidadãos, decidiu manter esta medida cautelar até sábado, dia em que este mesmo tribunal deverá tornar público se proíbe ou não o AG de se apresentar nas eleições bascas.

O advogado do Estado, em representação do governo, e a promotoria-geral do Estado pediram formalmente ao Supremo Tribunal na última quinta-feira que proíba o partido separatista, por considerar que este tem uma linha de continuidade com a coalizão radical basca Batasuna, braço político da ETA, tornada ilegal.

Em sua solicitação, o advogado do Estado pediu como medida que não se facilite o censo eleitoral ao AG por motivos de segurança, já que é "um instrumento de localização de pessoas utilizado em várias ocasiões pela ETA para atentar, amedrontar ou coagir".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;