Economia Titulo Veículos
Fazenda diz que não houve fraude em IPVA
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
11/01/2016 | 07:25
Compartilhar notícia


Apesar de toda a polêmica gerada em torno dos avisos de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), devido à suspeita de que alguns fossem falsos pelo fato de virem num envelope branco ou com código de barras, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo afirma que não houve fraude. “A Secretaria da Fazenda acompanha os boatos que circularam via grupos de WhatsApp e vídeos distribuídos pelas redes sociais a respeito dos avisos de vencimento do IPVA 2016, realizou diligências e concluiu, até o momento, que os avisos são verdadeiros e não identificou qualquer irregularidade no material postado aos contribuintes.”

O Fisco analisou os documentos que eram objeto dos vídeos, constatou que são originais e esclareceu o equívoco do proprietário a respeito do código de barras de endereçamento, “normal na postagem via correio”. Quanto ao envelope branco, ele é utilizado quando o proprietário possui dois veículos em seu nome e no mesmo endereço. A ação é tomada para reduzir custos de postagem, justifica a Fazenda.

O imposto deve ser pago na rede bancária credenciada utilizando apenas o número do Renavam do veículo – não existe boleto. É possível quitar o valor por meio de internet banking, caixa eletrônico ou na boca do caixa. À vista obtém-se desconto de 3%. Quem não quiser parcelar em três vezes, pode pagar o total em fevereiro, igualmente sem o abatimento. Vence hoje o prazo para quitar o imposto de carros com placas de final 1. O cronograma segue até o dia 22. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;