Internacional Titulo
Paquistão expulsa representante indiano
Por Da AFP
08/02/2003 | 10:49
Compartilhar notícia


O Paquistão ordenou neste sábado a expulsão do principal representante indiano em Islamabad, em represália por uma decisão similar tomada pela Índia horas antes, segundo o ministério das Relações Exteriores. Sudhir Vyas e quatro outros diplomatas têm 48 horas para sair do país, de acordo com um comunicado da chancelaria.

A Índia ordenou neste sábado a expulsão do principal diplomata paquistanês em Nova Délhi, a quem acusa de financiar a rebelião separatista de Caxemira, indicaram as televisões indianas. O encarregado de negócios paquistanês, Jalil Abbas Jeelani, tem 48 horas para abandonar o país.

Índia e Paquistão não estão representados entre si por embaixadores e sim por simples encarregados de negócios, desde o ataque ao parlamento indiano, em dezembro de 2001, atribuído por Nova Délhi a um comando islamita chegado do Paquistão.

As relações entre os dois adversários nucleares voltaram a se degradar esta sexta-feira, quando a polícia indiana acusou Jeelani de ter contratado duas pessoas de Caxemira para levar fundos aos grupos separatistas desse território.

A unidade antiterrorista indiana declarou que prendeu uma mulher da Caxemira, Anjum Jamrud Habib, quando ela saía do Alto Comissariado paquistanês (embaixada) com 300.000 rúpias (US$ 6,25 mil).

"Ela declarou que o dinheiro foi entregue por Jeelani e era para os militantes", indicou o chefe do antiterrorismo, Neeraj Kumar. Jeelani negou as acusações e denunciou uma "manobra indiana de propaganda".

Os dois países procederam, em janeiro, a uma expulsão cruzada de quatro diplomatas cada um, acusados de espionagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;