Setecidades Titulo Aves e porcos
Criação de aves e porcos incomoda moradores do bairro Valparaíso

Vizinhos se queixam de mau cheiro e infiltrações em parede de imóvel

Yago Delbuoni
especial para o Diário
15/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Ganso, galinha, pato, galo e porco. Esses animais são normalmente vistos em áreas rurais, certo? Errado. Eles também estão em uma casa no bairro Valparaíso, em Santo André. Vizinhos, porém, estão insatisfeitos e relatam problemas.

O dentista Gerson Lima, 57 anos, mora perto do terreno há 28 anos. O barro que vem do local onde os animais são criados invade a lavanderia de sua casa. Segundo ele, a proprietária sabe do problema, “A vizinha ficou de fazer um muro de arrimo há dois anos. Disse que é arquiteta e culpou o lençol freático. A água fétida mina da parede. Preciso lavar a lavanderia todo o dia. E a parede começou a ceder, já caíram vários azulejos. Tínhamos uma empregada há cinco anos, mas ela pediu a conta, não aguentou”, falou.

Outro vizinho que reclama é o aposentado Cândido Oliveira, 57. “O cheiro é péssimo. Por causa das fezes do porco, aqui tem muitas moscas, que às vezes pousam na comida que iremos comer e transmitem doenças. Além disso, os pombos aproveitam para se alimentar dos restos e podem nos passar piolhos.”

Oliveira disse que o incômodo também acontece por causa das aves. “Todas as noites o galo canta a partir das 3h. Como não tem apenas um animal, parece orquestra e incomoda bastante. Não sou contra quem quiser ter bicho, mas aqui não é lugar de porco, galinha. É um bairro residencial.”

Mais um vizinho que reprova a situação é o pedreiro José Cláudio da Silva, 59, que precisa conviver com o mau cheiro e as infiltrações em sua casa. “Os donos deveriam fazer um muro, mas não fazem. A terra fica em contato com a minha parede e, com isso, temos problemas com infiltrações.”

O pedreiro mencionou que as chuvas ainda não provocaram muitos vazamentos “Como o solo está seco, ainda não entrou muita água, mas com a proximidade do verão estou preocupado que isso aconteça.”

Silva vai tentar amenizar a situação por conta própria. “Tem um produto que passa em caixa-d’água e aplica na parede para conter o vazamento. Se mesmo assim não resolver, pretendo me mudar daqui”, falou.

A reportagem do Diário tentou localizar a dona dos animais. Sem sucesso.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo André informou que não há nenhuma reclamação registrada sobre o caso. Mesmo assim, equipe da Vigilância Sanitária irá ao local, nesta semana, para verificação da situação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;