Economia Titulo
Açoes das teles ainda podem ser resgatadas
Julio Brant
Do InvestShop.com
23/09/2000 | 17:30
Compartilhar notícia


Você pode ter um bom dinheiro guardado na gaveta sem saber. Os assinantes que compraram, entre 1974 e 1995, linha telefônica por meio de planos de expansao das antigas estatais - como CTBC, Telesp, Telerj e Telemig - receberam açoes das empresas que faziam parte do Sistema Telebrás. Sendo assim, passaram a ser investidores por direito. Mas isso só vale para quem aderiu ao plano de expansao. Quem comprou o telefone de terceiros nao tem direito a nenhuma açao.

De acordo com Minoru Oda, presidente da Telebrás, antes da privatizaçao, todas as holdings faziam parte de um único sistema, o Telebrás. "Por isso, ao aderirem ao plano de expansao, as pessoas recebiam açoes de todas as empresas. A partir de 1995, por conta do início do processo de privatizaçao, isso mudou: passou-se a distribuir apenas açoes das empresas da qual se adquiria a linha", explicou Minoru. Portanto, quem comprou telefone pelos planos de expansao até 1995 tem direito às açoes de todas as 12 empresas do antigo Sistema Telebrás. De 1996 em diante, as açoes sao apenas das próprias empresas.

Mas como saber se você tem direito às açoes? "Na época concentramos todas as açoes escriturais das 12 empresas do sistema no banco Real (atualmente banco Real ABN Amro)", explicou. No entanto, Minoru alerta que, após a privatizaçao, as empresas podem ter contratado novos agentes depositários das açoes. "Por isso afirmo que o primeiro passo para o cliente é ir até uma agência do banco Real e procurar saber se as açoes ainda estao lá. Se nao estiverem, eles informarao em que banco estao", explicou.

Para descobrir qual é a sua posiçao acionária exata, basta comparecer a uma das agências do banco Real, levando os documentos de identidade e CPF originais e xerox, e apresentá-los ao atendimento da agência. A consulta é rápida e gratuita. O telefone para informaçoes é (11) 3174-9279. No banco Real pode-se encontrar informaçoes sobre todas as empresas, com exceçao da Embratel (Itaú) e da Telemar (Banco do Brasil). Para esses bancos o procedimento é o mesmo.

O que fazer para obter as açoes:

- Comparecer a uma das agências do Banco Real (Telesp e demais empresas), Banco do Brasil (Telemar) e Itaú (Embratel) munido dos documentos de identidade e CPF;

- Caso nao seja possível identificar a sua posiçao acionária com os documentos acima, levar o contrato de pactuaçao financeira, que prova a adesao ao plano de expansao;

- Retirar o extrato de posiçao acionária;

- Com o extrato de posiçao acionária, o investidor pode saber exatamente quanto tem em açoes e tomar a sua decisao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;