Turismo Titulo
Festa no dia dos mortos
Christiane Ferreira
Enviada ao México
06/11/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Na semana em que o Brasil celebrou o Dia de Finados, a tradição mexicana ressalta a data em meio a comemorações e muita festa. Antes mesmo de o dia chegar, a cidade se prepara para a data, com jardins enfeitados com cravos de defunto na cor laranja, chamados de cempoatxóchitl no país.

Altares com caveiras feitas de açúcar, fotos dos mortos a serem celebrados e decoração pra lá de colorida fazem parte dos ingredientes da festa dos mexicanos. O que não pode faltar é o famoso pão de morto (pan de muerto), delicioso pão extremamente macio e com açúcar em cima.

Os quatro elementos (fogo, terra, água e ar) também estão representados nos altares. A água vem em um pequeno recipiente e serve para que o morto se lave depois de passar pelo longo caminho que separa os reinos dos vivos e dos mortos. O fogo aparece nas velas e a terra vem representada por seus frutos. O ar é evidenciado por meio de um papel de seda picado, devido à leveza.

Assim como os astecas e maias, que deviam agradar aos seus deuses do passado, os mexicanos comemoram fazendo da visita dos mortos uma ocasião em que as famílias contam piadas e também choram. Nesta noite, a vida e a morte tornam-se uma coisa só, em meio a um clima de muita alegria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;