D+ Titulo
Mitos & Verdades sobre o cérebro
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Mitos

 Usamos só 10% do cérebro. Se isso fosse verdade, ele não precisaria ser desse nem ser um órgão tão pesado, com cerca de 1,5 kg.

 Não é possível aprender dois idiomas ao mesmo tempo. Sim, é possível. E isso faz muito bem. Por que não tenta?

 Um cérebro danificado nunca sara. Depende de cada caso. Mas já está provado que o órgão possui habilidades incríveis para se ‘consertar'. 

 

Verdades

Usamos todos os sentidos no processo de aprendizagem. Audição, visão e tato são bem úteis na hora de aprender. O que mais vai funcionar depende do que é ensinado.

O cérebro precisa de muita energia. Representa só 2% do peso corporal, mas consome 20% do oxigênio presente no sangue e 25% da glicose presente no sangue.

A maioria das células cerebrais não é neurônios. Eles representam apenas 10% do total. Os outros 90% são as células glia, que ajudam a manter os neurônios no lugar, entre outras funções.

 

Tem mais ...

 O cérebro é uma máquina poderosa, mas pode sobrecarregar. "Dá sinais de cansaço. É preciso reconhecer os mecanismos e controlá-los", ensina a neurocientista Silvia Helena Cardoso. Fazer muitas atividades ao mesmo tempo ou por longo período podem trazer consequências graves. "Há casos de jogadores de videogame que ficaram mais de dois dias direto, sem comer nem dormir, e morreram por lesões cerebrais." A dica é não insistir se não consegue mais se concentrar.

Pesquisas indicam que exercícios físicos regulares podem aumentar a memória, as habilidades de planejamento e organização, assim como maior rapidez para executar tarefas mentais, além de aumentar a capacidade de oxigenar o cérebro. Atividades que estimulam a mente ajudam a retardar efeitos de demências, como Mal de Alzheimer.

Aproximadamente 100 bilhões de células nervosas são usadas ao longo da vida no processo de aprendizagem, sendo capazes de realizar 100 trilhões de conexões neurais.

Aprender é uma experiência recompensadora. O ato aumenta os níveis de dopamina, neurotransmissor que estimula o cérebro e está ligado à sensação de prazer.

78% do cérebro humano é composto por água! O restante é formado por 10% de gordura, 8% de proteína, 1% de carboidrato, 1% de sal e 2% de outras substâncias




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;