Economia Titulo
Carros importados registram estabilidade em maio
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/06/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O mercado de carros importados ficou praticamente estável em maio na comparação com abril, com crescimento de apenas 0,7% no número de emplacamentos de um mês para o outro.

De acordo com dados da Abeiva (Associação Brasileira de Importadora de Veículos Automotores) - que tem como associadas 22 marcas, entre elas Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Porsche, Suzuki, Volvo -, foram comercializados 7.450 veículos no varejo (nas concessionárias), contra 7.498 em abril, ou seja, 48 unidades a menos.

Segundo o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini, a queda pode ser considerada "empate técnico" e contrasta com a retração de 10% no mercado total (nacionais e importados).

Mesmo no caso da importação, nem todas as empresas tiveram diminuição no volume vendido no mês. A BMW, por exemplo, que atua no segmento de luxo, foi uma das que tiveram expansão. Em maio, os carros emplacados da marca somaram 777 unidades, frente aos 743 em abril, ou seja, alta de 4%, de acordo com a associação.

Segundo o vendedor Marcos Belli, de uma loja BMW de São Bernardo, a procura aumentou principalmente em função de lançamentos, como a nova versão do modelo X1, o s18i, com motor de quatro cilindros. "Já tinha muito carro vendido, os clientes só esperavam que chegasse", afirmou.

ACUMULADO
Nos primeiros cinco meses do ano, no entanto, o setor registra alta expressiva frente ao mesmo período do ano passado. A expansão foi de 190,1%, com a venda de 34.159 veículos frente aos 11.776 dos primeiros cinco meses de 2009.

Essa elevação é explicada, entre outros fatores, pela fraca base de comparação, já que nos primeiros meses de 2009, o mercado automotivo foi muito afetado pela crise financeira global, que paralisou o crédito e também atrasou as encomendas de veículos de outros países para o Brasil.

Gandini avalia que, em função dos resultados, o total comercializado no ano todo de 2010 deve ficar acima de 80 mil unidades.

ATACADO
Enquanto as vendas das concessionárias ficaram estáveis, o volume vendido das importadoras para a rede autorizada mostrou alta de 19,4% em maio frente ao mês anterior. Foram 9.122 unidades, contra 7.639 em abril. Para Gandini, o aumento das vendas no atacado significa que as lojas estão capitalizadas e prontas para manter o ritmo estável de comercialização em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;