Internacional Titulo
Homem que tentou matar Papa ataca o Vaticano
Do Diário do Grande ABC
10/07/2000 | 10:04
Compartilhar notícia


Mehmet Ali Agca, que tentou assassinar o Papa Joao Paulo II em 1981, lançou esta segunda-feira um violento ataque contra o Vaticano ao apresentar-se pela segunda vez ante a justiça turca, afirmando que a Santa Sé deformou os segredos de Fátima.

Agca fez estas acusaçoes ante uma corte criminal de Istambul, depois de ser extraditado da Itália no dia 13 de julho. É julgado por vários casos, incluindo um ataque a mao armada em Istambul em 1979. ``O Vaticano mudou alguns dos segredos de Fátima porque eles revelavam que na realidade o Vaticano ia seguir o caminho do diabo, afastando-se da verdadeira religiao para transformar-se em uma força política e econômica, e também que os cardeais iam iniciar uma luta interna pelo poder', declara Agca em uma carta manuscrita transmitida à imprensa por seu advogado. ``Ninguém deve temer o Vaticano, que é a casa do diabo. Eu declaro, sozinho, uma guerra cultural mundial contra o Vaticano', acrescenta Agca no texto.

Os segredos de Fátima foram revelados a três pastores portugueses depois de sua visao da Vírgem Maria, mae de Cristo, na gruta de Iria, em Fátima (Portugal), em 1917.

Mehmet Ali Agca, ex-membro do movimento ultra-nacionalista dos Lobos Cinzentos, foi extraditado para a Turquia depois de receber um perdao presidencial. Havia passado 19 anos num presídio italiano por ter atentado contra a vida do Papa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;