Setecidades Titulo Crise hídrica
Prefeitos do Grande ABC descartam multa por desperdício

Para presidente do Consórcio, não é momento
de punir população, mas sim de conscientizar

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Gabriel Maranhão, descartou a possibilidade da aplicação de multas por desperdício de água por parte das prefeituras. Em reunião realizada ontem, ele afirmou que a medida seria injusta. “A população economizou, ou seja, é imprudente essa multa porque a maioria está fazendo a sua parte. O principal não é encontrar culpado para penalizar, mas sim conscientizar”, disse o prefeito de Rio Grande da Serra ontem, na primeira reunião do ano entre os líderes da região.

No entanto, a medida só vale para as cidades que têm autarquia municipal de água, já que São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e a própria Rio Grande da Serra de Maranhão têm como gestora do saneamento a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com autonomia na questão.

A reunião de ontem também designou o secretário de Meio Ambiente de São Bernardo, João Ricardo Guimarães Caetano, para representar a região no Comitê de Enfrentamento à Crise Hídrica, do governo do Estado. Segundo ele, ainda não foi definida data para o encontro. “Existia indicativo de que essa reunião seria na semana que vem, mas não temos confirmação.”

O Diário procurou a Sabesp, que informou, às 19h16 de ontem, que a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos seria indicada para responder sobre a data da reunião. No horário, não havia ninguém disponível para comentar o assunto na Pasta.

Segundo Caetano, no primeira encontro os prefeitos pedem três itens ao governo do Estado e à Sabesp. “Queremos um comitê de crise em que as prefeituras tenham autonomia para efetivamente ajudar de alguma forma. Também cobramos a existência de plano de gerenciamento que apresente como a Sabesp irá lidar com a falta de água, se vai haver rodízio e, nesse caso, como ficariam escolas e hospitais, por exemplo. E pedimos que apresentem à população campanha de esclarecimento sobre a gravidade da situação.”

A Sabesp informou que está em andamento diagnóstico de todas as escolas municipais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, nas quais a companhia é gestora do saneamento. O objetivo é identificar o perfil de consumo de cada local, bem como as instalações internas (reservatórios, ramais internos de distribuição, equipamentos hidráulicos etc). A conclusão está prevista para o fim deste mês.

A partir daí, será traçado plano de contingência para garantia do abastecimento desses equipamentos em conjunto com as secretarias de cada município. O plano final envolve serviços internos nos equipamentos hidráulicos das edificações e prioridade do abastecimento de água pela Sabesp.

No caso dos hospitais, serão realizadas ligações diretas com as adutoras, integrando-os diretamente ao SIM (Sistema Integrado Metropolitano).

Maranhão e Caetano também manifestaram preocupação em relação ao volume que será retirado da Billings para envio aos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga quando da conclusão das obras para tal fim. Segundo eles, o total retirado, somado ao que abastece a região, resultaria em 16 m³/s, mas a capacidade do manancial é de 15 m³/s. “A gente fica preocupado porque bombear água do Rio Pinheiros para atender esse deficit parece ser a única solução. E sabemos que essa água está poluída”, disse Maranhão. A Sabesp afirmou que irá detalhar a obra assim que o projeto for concluído, mas garantiu que o Grande ABC não será prejudicado.

Em quase um ano, população poupa 100 bilhões de litros de água

Entre março de 2014, quando o desconto na conta de água fornecido pela Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) começou a valer para as regiões atendidas pelo Sistema Cantareira, e janeiro deste ano (o benefício foi estendido para toda a Grande São Paulo a partir de maio), foram economizados 100 bilhões de litros de água. Segundo a companhia, esse valor representa mais da metade da capacidade total da Represa Guarapiranga.

Ainda conforme a Sabesp, a quantidade de consumidores que aderiram ao bônus em janeiro deste ano manteve-se estável em relação a dezembro. Segundo a Sabesp, 53% dos consumidores conseguiram reduzir em 20% a média de consumo, ganhando desconto de 30% na conta de água.

No entanto, mesmo com a criação da multa da água em janeiro, 22% dos clientes de 31 cidades da Grande São Paulo gastaram mais em janeiro que a média antes da crise hídrica, segundo balanço divulgado ontem pela companhia. (do Estadão Conteúdo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;