Setecidades Titulo
Chuva castiga São Bernardo no Natal
Evandro De Marco e Emerson Coelho
Do Diário
26/12/2008 | 07:28
Compartilhar notícia


Em pleno Natal, a região foi atingida por chuvas na madrugada e na tarde de ontem que deixaram parte do Grande ABC alagada. Em São Bernardo, cidade mais atingida, barracos foram interditados e nas ruas centrais, carros chegaram a ser cobertos pela enchente.

Durante a madrugada, São Caetano, com índice de 66 milímetros de água, foi o município mais atingido, quando teve queda de algumas árvores.

O maior problema, porém, aconteceu à tarde em São Bernardo, enquanto algumas famílias ainda aproveitavam o almoço de Natal. Em pouco mais de meia hora, choveu 57 milímetros concentrados em alguns pontos da cidade como bairro dos Casa, Assunção, Vila São Pedro, Jardim Silvina e Centro.

A Defesa Civil de São Bernardo informou que quatro barracos foram interditados na Rua Padre Leo Comissari, no Jardim Silvina, e os moradores foram encaminhados para casa de parentes devido ao risco de desabamento. No mesmo bairro, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Silvina, sofreu infiltrações e corre o risco de desabar.

Quatro carros ficaram submersos por causa dos alagamentos. Dois deles na Avenida Capitão Casa, onde mais dois veículos permaneceram parcialmente embaixo d'água.

Outro carro foi atingido pela enchente na Avenida João Firmino, no bairro Assunção. e um Vectra ficou submerso na Rua da Glória, entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Centro, região mais atingida pelos alagamentos que se estenderam até as proximidades do terminal Ferrazópolis de trólebus.

Na Rua Paissandu, o bombeiro Marcos Zequini, 39, conseguiu tirar o carro antes que fosse encoberto pela água. "Estava na casa de um parente almoçando e um vizinho ligou para me avisar. Vim correndo e consegui tirar o carro a tempo", afirmou o bombeiro, dono de um Renaut Scénic.

Com os vários pontos de alagamento na região central da cidade, os motoristas tiveram de ter paciência para esperar a água baixar para seguir adiante.

Agentes do Departamento de Trânsito chegaram a liberar passagem para alguns carros pelo corredor reservado ao trólebus, mas voltaram atrás para evitar congestionamento. Nem mesmo os ônibus conseguiam passar pelos pontos de alagamento.

O motorista Evandro de Oliveira da Silva, 33, saiu da garagem da empresa na Vila São José com destino ao bairro Jordanópolis por volta das 15h quando ainda chovia forte. Segundo ele, a viagem que demoraria normalmente 50 minutos não tinha hora para terminar. "Estou parado há mais de um hora. Já era para eu estar lá. Hoje, com certeza, não chego antes de duas horas e meia."

A situação voltou ao normal em toda cidade somente por volta das 18h. Apesar da intensidade da chuva, segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, não houve registro de mortos ou feridos por causa da enchente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;