Cultura & Lazer Titulo 10º Festival do Cambuci
Paranapiacaba faz
a festa com cambuci

Após três fins de semana de programação, terminou ontem
a 10º edição do festival; 10 mil pessoas passaram pelo local

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
29/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Após três fins de semana de programação, terminou ontem o 10º Festival do Cambuci de Santo André. Cerca de 10 mil visitantes prestigiaram o evento em Paranapiacaba e puderam se deliciar com pratos preparados com o fruto exclusivamente para a ocasião. Diversas apresentações musicais, todas gratuitas, também ilustraram os dias de festa.

Parte da programação final se deu no restaurante Baby Beef Jardim, no bairro Jardim, com a presença da chef Carla Pernambuco, que participou da festa de encerramento também na vila ferroviária. Ela aproveitou a ocasião para falar a respeito do cambuci e mostrar aos presentes prato preparado especialmente com o fruto, o Mini Arroz Frito com Spice Costelinha e Geléia Picante de Cambuci.

"É uma honra ser convidada para participar. Batalho pelos produtos regionais, e o cambuci é um deles", disse Carla, que tem um programa de gastronomia na TV fechada e é dona do restaurante Carlota, em São Paulo.

O encontro serviu ainda para anunciar o Festival Gastronômico da cidade, uma evolução do Festival de Comida de Botequim. A diferença é que este não possui caráter competitivo. Cursos, palestras e workshops devem fazer parte da programação.

Figura presente no Festival Gastronômico, que acontece entre os dias 30 de setembro e 30 de outubro, Carla acredita que o festival servirá para encorajar as pessoas a colocar o pé na cozinha.

Além de fomentar o turismo e o comércio locais, o Festival do Cambuci serviu para que os restaurantes concorressem com pratos preparados com o ingrediente. Entre as receitas vencedoras, estão a Costelinha com Geléia de Cambuci, da chef Zélia Paralego, a Cocada Cremosa, de autoria de Marineide Alcantara da Silva e no item Bebidas, quem venceu foi o Peeper de Cambuci, preparado por Nilson das Torres.

Quem pôde percorrer a vila e saborear os quitutes se deparou com pratos interessantes e saborosos, como a panqueca vegetariana, suco e costela de porco assada no forno a lenha servida com molho de cambuci. Isso sem contar as tortas e diversos doces que ilustraram o cardápio nos últimos dias.

Mas não foi só em Paranapiacaba que o cambuci foi a sensação. Bares e restaurantes espalhados pela cidade também puderam participar e servir aos que não tiveram tempo de visitar a vila. Pratos como Lula preparada com cambuci e até cerveja que leva o ingrediente na receita fizeram parte do cardápio.

"O que notamos é que o cambuci, pela primeira vez, foi o centro das atenções no festival. A música foi um cenário, mas as pessoas envolvidas fizeram uma viagem gastronômica", afirmou Silvia Costa, diretora de Turismo de Santo André. "O rei da festa é o cambuci e precisamos transformá-lo em ponto turístico".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;