Cíntia Bortotto Titulo
Dicas para aguçar seu espírito empreendedor
Do Diário do Grande ABC
11/11/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Cada vez mais, vemos o tema empreendedorismo ganhando espaço na mídia, nas publicações e em livros com recorde de vendas. As pessoas costumam associar empreendedor a empresário como se, para empreender, fosse apenas necessário ter ou criar uma empresa. Nem todos, entretanto, têm de mudar de negócio para serem empreendedores.

No entanto, mesmo dentro das empresas, sempre se procuram profissionais com uma postura empreendedora. Algumas instituições até criaram a competência ‘capacidade de empreender’. E o que é ser empreendedor? É ter a aptidão de inovar, de se apropriar de determinada área, departamento e cuidar para que cresça, dê certo e prospere.

Uma pessoa com perfil empreendedor tem boa visão do mercado e do negócio, e consegue gerar riquezas, trazer ideias e transformar conhecimentos e bens em novos produtos e/ou serviços. O termo empreendedor também é usado para aquele que fundou empresa ou negócio que não existia.

Você é empreendedor? Seguem algumas dicas para aguçar seu espírito empreendedor: 1 – Inove, pense em formas diferentes de fazer as mesmas coisas, em produtos ou serviços que atendam necessidades para as quais ainda não existem soluções; 2 – Pense em forma de vender essa inovação. Quem compraria? Quanto custaria? 3 – Arrisque: no mundo do empreendedorismo, quem não toma risco não tem sucesso; 4 – Tenha administrador por perto. Se você é bom em inovar, mas péssimo para gerir negócio, convoque alguém que tenha este talento para lhe ajudar. Muitos negócios fecham no Brasil porque muitas vezes os empreendedores não conseguem administrar bem seus negócios.

Um plano de negócios benfeito, consciente com a quantidade de meses para que o retorno sobre o investimento feito comece a voltar, pode minimizar sobremaneira as chances de risco de seu empreendimento.

Outra coisa, quando vamos começar um empreendimento, é preciso estar atentos a alguns pontos fundamentais: 1 – Questões de zoneamento, higiene e saúde: siga a legislação sempre checando junto à prefeitura; 2 – Se você for trabalhar com alimentos ou cosméticos, a legislação é própria em cidades como São Paulo, Rio de janeiro e Fortaleza. Se for atuar com alimentos, peça um segundo alvará para a vigilância sanitária; 3 – Se for abrir o negócio em casa, tenha uma entrada separada para fornecedores, clientes e funcionários, e um espaço reservado para o seu negócio; tenha uma linha telefônica própria, com atendimento mais profissional. Cuide da acústica para que sons de casa tais como filhos, eletrodomésticos, não interfiram você ao receber um telefonema profissional; 4 – Registre um domínio na internet e tenha uma página para a sua empresa. Um website sempre sinaliza de forma profissional que tipo de serviços sua empresa irá prestar e gera credibilidade perante os clientes.

Estamos vivendo um momento de muitas oportunidades! Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;