Brickmann Titulo
A morte por encomenda

Um grupo de traficantes foi preso em Taubaté. Com eles, num tablet, a informação explosiva: uma lista de

Carlos Brickmann
02/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Um grupo de traficantes foi preso em Taubaté. Com eles, num tablet, a informação explosiva: uma lista de mais ou menos 500 pessoas, todas pertencentes a famílias de origem libanesa e chinesa, com endereço e telefone residencial e profissional, celulares, mais informações diversas - por exemplo, "este nome não aparece no Google". Tudo indica que se tratem de possíveis alvos.

Um dos integrantes da lista foi morto a tiros quando viajava a Ribeirão Preto; dois outros, um de origem libanesa, um oriental, foram assaltados em Mogi das Cruzes. O de nome libanês foi torturado de várias maneiras durante o assalto: além de tomar choques, o queimaram com cigarro. A lista abrange famílias do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê - e cidades importantes como São José dos Campos, Taubaté, Mogi das Cruzes, Ubatuba e São Sebastião.

As investigações são comandadas pelo delegado Juarez Toti, de Taubaté. O boletim de ocorrência tem o número 631-2012. Os integrantes da lista, ao menos em algumas das cidades, foram avisados pela polícia. Agora, o detalhe mais curioso: a descoberta da lista ocorreu em 15 de novembro. Duas semanas depois, o comando da máquina de segurança pública ainda não se manifestou.

Os criminosos não pouparam esforços para elaborar sua lista. Concentraram-se em nomes árabes e chineses. Em alguns casos, havia um esclarecimento após o nome árabe: "este é judeu".

Estará o comando da Secretaria da Segurança paulista amparando a investigação a respeito desse tipo de crime tão organizado?

COINCIDÊNCIA

Aliás, este é um caso que merece atenção não apenas da Secretaria de Segurança, mas principalmente do governador. A lista é um desafio ao poder do Estado. E com uma agravante: Geraldo Alckmin é de Pindamonhangaba, que fica no Vale do Paraíba, área ameaçada pelo crime organizado.

 INFORMAÇÃO PARA QUÊ?

O caro leitor há de perguntar por que, um mês após a descoberta da lista, os meios de comunicação nacionais ainda não entraram no caso. Boa pergunta.

 PORTO INSEGURO

Uma frase clássica de Alexandre Dumas, pai, resume metade da história: Há uma mulher em cada caso. Assim que me trazem um relatório, eu digo: "Procure a mulher". Outra frase clássica, do Garganta Profunda, principal informante dos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein na investigação do caso Watergate, resume a outra metade: Sigam o rastro do dinheiro. Pois não é que as investigações da Polícia Federal encontraram a mulher e o rastro do dinheiro?

t O X DO PROBLEMA

Boa parte das confusões federais envolve os cargos de confiança - aqueles em que o poderoso de plantão escolhe quem vai ganhar bem sem que tenha necessidade de fazer concurso. E quais as providências que Brasília está tomando? As de sempre: providencia a criação de mais cargos de confiança. A mais nova fornada, que autoriza mais 90 nomeações sem concurso, já está no plenário do Senado. Exigirá certa negociação, que ninguém é de ferro; mas será aprovada.

 NOTÍCIA OPORTUNA

O Correio decidiu contratar 800 detentos para trabalhos administrativos.

 CRISE PAULISTA

Não é apenas no setor de segurança que a infraestrutura de São Paulo é falha. A Saúde também enfrenta problemas - e justo num hospital de referência, cartão de visitas da rede pública. O Incor (Instituto do Coração) tem carências que chegam até o racionamento de gaze. E, em sua especialidade básica, naquilo que o tornou famoso, a cirurgia cardíaca, chega a faltar o tipo específico de esparadrapo para cobrir o peito aberto de pacientes que receberam marca-passo.

Alô, governador (e médico) Geraldo Alckmin: tinha de ser no seu governo?

 SEGUNDA QUENTE

Duas boas notícias da área cultural amanhã: o lançamento do livro Giane, vida, arte e luta, biografia do ator Reynaldo Gianecchini, escrita por Guilherme Fiúza (autor de Meu nome não é Johnny); e o lançamento de dois livros do grande Newton Mesquita, um dos expoentes das artes plásticas brasileiras. Um é Diurno Noturno Pinturas; outro, Releituras Pinturas Desenhos Esculturas, em belas edições, com excelente acabamento, serão autografados em coquetel na Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis, na Capital, a partir das 19h30.

 O REMÉDIO E A BURLA

Comprar pela Internet? Tudo bem, mas nem sempre: um leitor desta coluna encomendou no portal da Cirúrgica Ribermédica, de Ribeirão Preto, dois tubinhos de um gel de arnica, marca Doutorzão, a R$ 14 cada. É para quem se recupera de quimioterapia. O cliente encomendou os dois, pagou os dois e recebeu só um. Desde meados de outubro pede o que ficou faltando. O laboratório não manda nem desculpas. E não há erro possível: dois tubinhos pesam 400 gramas e o pacote do Sedex, com embalagem e tudo, tem (devidamente registrado) apenas 300 gramas. Cuidado com a tal Ribermédica: se a empresa enrola mais de um mês e não corrige um erro de R$ 14, o que é que não fará por coisas mais caras?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;