Internacional Titulo
Forças iraquianas e da coalizão apertam cerco contra rebeldes
Da AFP
17/04/2005 | 15:10
Compartilhar notícia


As forças iraquianas e da coalizão liderada pelos Estados Unidos realizaram neste domingo uma série de operações em torno da cidade de Madaien, ao sul de Bagdá, onde rebeldes sunitas mantêm civis xiitas como reféns.

Forças americanas, ucranianas e iraquianas iniciaram batidas sistemáticas nas aldeias próximas a Madaien, 30 km ao sul de Bagdá, e prenderam 52 suspeitos, que foram transferidos para Kut, 125 km ao sul da capital iraquiana.

As forças iraquianas teriam entrado em Madaien na manhã deste domingo mas, segundo uma fonte militar iraquiana, elas esperam uma mediação de religiosos sunitas antes de lançar o ataque.

"O Comitê dos Ulemás (a principal associação de religiosos sunitas) está exercendo o papel de mediador para resolver esta situação pacificamente", declarou a fonte. O Comitê, que tem uma grande influência entre os rebeldes, não confirmou a informação.

Uma fonte do ministério do Interior informou que a decisão de entrar na cidade foi adiada para a manhã de segunda-feira, e destacou que a operação será realizada "com a ajuda da força multinacional, devido à falta de veículos blindados" das forças iraquianas.

Rebeldes sunitas invadiram na sexta-feira a cidade de Madaien, e mantinham no sábado como reféns pelo menos 80 habitantes. O secretário de Estado para Segurança Nacional, Kassem Daoud, negou que os acontecimentos em Madaien tenham como motivação uma briga tribal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;