Memória Titulo
A Mauá do prefeito que ia ao trabalho de bicicleta

Philadelpho Braz (1926-2009) sempre será um patrimônio político da classe trabalhadora

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Philadelpho Braz (1926-2009) sempre será um patrimônio político da classe trabalhadora e sempre estará presente nas memórias e na história das lutas dos operários do Grande ABC".
José Amilton de Souza, coordenador do Curso de História da Fundação Santo André.

* * *

O 22 de novembro de 1953 foi dia de plebiscito em várias localidades paulistas, incluindo-se, aqui no Grande ABC, Mauá e Ribeirão Pires. Era uma consulta popular para a elevação a distritos de paz e a municípios bairros e/ou povoados que se desenvolveram nos últimos cinco anos. E o povo de Mauá e Ribeirão Pires disse sim. Quis que suas cidades se separassem de Santo André.

Os plebiscitos anteriores foram realizados em 1948, incluindo-se São Caetano. E, em 1944? Não, não houve plebiscitos. Localidades como São Bernardo foram elevadas, naquele ano, a municípios por simples "penadas" dos mandatários da ditadura do Estado Novo.

Plebiscito foi uma conquista constitucional de 1946, e por proposta dos parlamentares comunistas em seus breves momentos de exercício do mandato outorgado pelo povo. Depois, o Partido Comunista foi posto na ilegalidade e toda uma geração se passará até que a Constituição de 1988 devolva a ele as prerrogativas perdidas.

Mas hoje queremos falar da Mauá, antigo distrito de São Bernardo e Santo André. Trazemos fotos de personagens da cidade, entre as quais a do prefeito Ennio Brancalion, do acervo do Museu e Casa de Cultura Barão de Mauá.

Brancalion foi o primeiro prefeito de Mauá. Em 1947 havia sido eleito vereador de Santo André, representando o Distrito de Mauá. Não tomou posse, nem ele nem seus companheiros eleitos de partido, da chapa Os Candidatos de Prestes.

Ennio Brancalion exerceu seu mandato de prefeito entre 1955 e 1959. E depois voltou ao trabalho em pedreiras, seu antigo emprego. Dizem que muitas vezes dirigia-se à Prefeitura de bicicleta, hábito que o operariado de Mauá mantém até hoje.

NEWS SELLER
Domingo, 22 de novembro de 1959

Santo André - Comissão não chega a acordo sobre disciplina do trânsito na Rua Coronel Alfredo Flaquer

Educação - Câmara Municipal aprova o funcionamento também pela manhã da Biblioteca Pública.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 22 de novembro de 1979

Manchete - Congresso em sessão tumultuada aprova a reforma partidária.

Futebol - Santo André cada vez mais perto da Especial: ganhou ontem do Taubaté por 2 a 0 no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano, novamente com gols de Da Silva. É o líder do quadrangular decisivo da Intermediária.

EM 22 DE NOVEMBRO DE...
1909 - Antonio Chiarelli nasce no bairro do Brás, em São Paulo. Ator e diretor de teatro que mudou para Santo André em 1936. "Sua participação foi decisiva para as atividades teatrais de Santo André", segundo José Armando Pereira da Silva, autor do livro O teatro em Santo André, 1944-1978, de 1991.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é aniversário de Álvaro de Carvalho (elevado a município em 1949, quando se separa de Garça) e Monte Castelo (1954, na região de Araçatuba).

HOJE
Dia da Música, do Músico e dos Cantores, Dia da Ação Católica, Dia Internacional do Livro e Dia do Líbano

SANTOS DO DIA
Afia, Cecília e Pragmácio. Cecília viveu em Roma no século 3. É invocada como padroeira da música e do canto porque, de acordo com antiga tradição, ela cantou, para Valeriano, a beleza da castidade, e o fez de modo tão eficaz que ele se determinou a respeitar na esposa o voto que ela fizera. O nome de Cecília é citado no cânon da missa.

ALMANAQUE
José Raulino Ferreira Lima
Nascimento: Martinópolis (SP), 22 de novembro de 1950.
Vereador: 2000 a 2004.
Partido: PT.
Até os 18 anos trabalhou na roça. Chegou a Santo André em 21 de abril de 1971. Funileiro. Trabalhou 26 anos na Volkswagen, em São Bernardo, e por duas gestões foi coordenador da Comissão de Fabrica. Geógrafo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;