Cultura & Lazer Titulo Música
Homenagem ao samba em pessoa

Coletivo de Mauá faz homenagem a Aracy de Almeida em roda de samba hoje, na Capital

Vanessa Soares
21/10/2018 | 07:58
Compartilhar notícia


Há 30 anos Aracy de Almeida (1914-1988) partia deste mundo, deixando sua marca na história da música popular. Considerada o samba em pessoa, se tornou uma das principais intérpretes brasileiras. Por toda sua trajetória, o coletivo Samba de Terreiro de Mauá realiza hoje, a partir das 16h, o show gratuito Terreiro de Mauá, no Instituto Moreira Salles (Avenida Paulista, 2.424), na Capital, em forma de roda de samba para homenageá-la. “Aracy é uma intérprete grandiosa na nossa avaliação e foi muito importante. Com seus discos e trabalhos, contribuiu de forma gigantesca para MPB e gravou compositores importantes”, afirma Ed Carlos Oliveira de Carvalho, 35 anos, de Mauá, integrante do coletivo.

A ideia da homenagem surgiu após convite do IMS, que disponibilizou para o grupo acervo com mais de 300 gravações da artistas. “É importante ressaltar que escolhemos músicas de compositores que a gente sempre defendeu, de samba de terreiro, de samba de rádio, que julgamos serem de uma época importante e que tem relação com o trabalho que fazemos”, explica Carvalho.

Entre as músicas que o público poderá apreciar, estão canções de Noel Rosa, Adoniram Barbosa, Haroldo Lobo, Wilson Batista e outros. Fazem parte do repertório títulos como Chorou Madureira, Eu Vou Pra Vila, O X Do Problema, Sambei 24h, entre outras.

Fundado em 2002, o Coletivo Samba de Terreiro realiza rodas de samba mensais no Centro Cultural Dona Leonor (Rua San Juan, 121), em Mauá. Segundo Carvalho, a de hoje tem uma expectativa diferente. “Somos grandes entusiastas desses trabalhos, principalmente quando envolvem pesquisa específica. Esperamos nos divertir cantando e que o público goste da apresentação, da pesquisa realizada e que a partir disso se interesse mais por conhecer Aracy”, finaliza.

DOCUMENTÁRIO
Para os fãs da cantora, sua história pode ser relembrada no documentário Aracy de Almeida é Coisa Nossa – A Bossa e o Veneno do Samba em Pessoa, lançamento da Rádio Batuta, do IMS. Dividida em nove episódios em ordem cronológica, está disponível no site www.radiobatuta.com.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;