Internacional Titulo
Uruguai apóia candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU
Da Agência Brasil
01/04/2005 | 19:06
Compartilhar notícia


O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse nesta sexta-feira, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula das Silva, que respeita a decisão do Brasil de pleitear um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Conhecemos as legítimas aspirações históricas do Brasil para integrar o Conselho de Segurança da ONU. Somos comprometidos como país, uma vez que se resolva no seio da organização o aumento do número de integrantes desse conselho, a estudar, levando em conta as legítimas aspirações que o Brasil tem. O Uruguai observa com atenção e observa com respeito e carinho", afirmou.

Assim como o Brasil, Vázquez informou que o Uruguai também está comprometido com o processo de integração da América do Sul. "Não queremos ser somente sócios do Mercosul, mas também queremos ser protagonistas desse projeto e processo de integração regional", ressaltou. Para o líder uruguaio, o Mercosul é a "forma de inserção" das nações sul-americanas no mundo. Vázquez disse ainda que seu governo vai cumprir os acordos firmados com o Brasil, como a busca pela integração energética.

Depois do encontro com Tabaré Vázquez, Lula saudou o ingresso do Uruguai no G-20 (grupo integrado pelos 20 países em desenvolvimento) no mês passado. "Aproveito a ocasião para saudar o ingresso do Uruguai no G-20, garantindo que o Mercosul se apresente com voz única nas negociações comerciais multilaterais", disse o presidente brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;