Memória Titulo Sabatini
Os candidatos Sabatini: era 1988...
Ademir Medici
28/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 O acervo do Diário é muito rico. Basta pensar num tema: futebol, economia, cinema, urbanização, meio ambiente... Pronto, aparecem 1.000 imagens maravilhosas dos últimos 100 anos, pelo menos considerando as fotografias descobertas e publicadas aqui em Memória.

Como estamos em tempo de eleições municipais, iniciamos nova série mesclando política, cidadania, raízes, com esta foto dos Sabatini de São Bernardo em três gerações: Samuel Sabatini (no busto desaparecido), Alfredo Sabatini, o patriarca, e os primos Amauri, Maria, Elia e Antonio.

A data: 9 de novembro de 1988. O local: Praça Samuel Sabatini, ao lado do terminal trólebus do Paço.

Os quatro jovens eram candidatos a vereadores, por quatro partidos diferentes. O saudoso jornalista Rafael Guelta, um dos mais criativos que já conhecemos, escreveu:

“Antônio é primo de Maria que, até esta semana, não conhecia os primos Elia e Amauri. (...) Antonio e Maria se definem como de direita. Elia diz que é socialista convicta. Amauri prefere a posição de centrista”.

Nenhum Sabatini foi eleito na ocasião. Vinte e oito anos depois, a lamentar, a partida do querido Alfredinho Sabatini. E o desaparecimento do busto de Samuel Sabatini. A mais extensa praça pública de São Bernardo não soube preservar o monumento a seu padrinho.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 28 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6275

Manchete – Governo tem duas opções para mudar o Plano Cruzado: 1ª) determinar um novo dia D para a economia, quando seriam feitas de uma só vez todas as correções setoriais de preço; 2ª) adotar o sistema homeopático, com reajustes específicos concedidos gradualmente após as eleições de 15 de novembro

Editorial – O presente que o Plano Cruzado espera

Política – Iniciada a série de debates sobre a Constituinte, no Imes, atual USCS. Candidatos participantes: Raimundo da Cunha Leite, Felipe Cheidde, Arlindo Munhoz e Saul Oliveira.

Religiosidade – Dom Jorge Marcos de Oliveira completa 40 anos de episcopado com missa na Paróquia Imaculada Conceição, em Mauá, presidida por dom Cláudio Hummes.

Disse dom Jorge: “Eu me consagrei ao clero, ao trabalhador e ao menor carente. Meu lema foi e é ‘Omnia Cristo’” (Tudo em Cristo).

 

Em 28 de outubro de...

1881 – Notícia publicada no jornal A Província de São Paulo: “Comunicam-nos para conhecimento dos interessados que estão no cartório do tabelião Gomes os diplomas dos eleitores de São Bernardo, às ordens dos destinatários”.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: as operações de Verdun: quatro contra-ataques alemães repelidos na região de Douaumont, na França.

1951 – Fundada a União Cultural de São Caetano.

1956 – Deflagrado movimento pró-criação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano.

1976 – Governo estabelece a velocidade máxima para os automotores: 80 km/h.

Inauguradas as novas instalações do Banespa em São Bernardo: Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Rio Branco.

Inaugurada a agência do Banco Bandeirantes em Diadema.

1971 – Inaugurado o edifício-sede da Caixa de Pensões dos Servidores Públicos de Santo André. O prédio tem 12 andares e fica na Rua Justino Paixão.

1991 – Fundado o EC Parati, em Vila Linda, Santo André.

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Sandovalina, São Simão e Ubatuba.

Ubatuba. O sexto mais antigo município do Estado de São Paulo, depois de São Vicente, São Paulo Capital, Cananéia, Mogi das Cruzes e Iguape.

São Simão. Elevado a município em 1865, quando se separa de Casa Branca, na região de Mogi Mirim.

Sandovalina. Elevado a município em 1959, quando se separa de Presidente Bernardes.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 28 de outubro:

No Paraná, Almirante Tamandaré.

Em Santa Catarina, Itaiópolis.

No Rio de Janeiro, Itaocara.

Em Minas Gerais, Simonésia.

 

Hoje
Dia do Funcionário Público
 

Santos do Dia
São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de São José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima.

Portanto, Judas era primo-irmão de Jesus; irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

No Grande ABC temos três paróquias e dez comunidades dedicadas a São Judas Tadeu:

 

PARÓQUIAS

Em Santo André, bairro Campestre.

Em São Bernardo, bairro Planalto.

Em Ribeirão Pires, Jardim Caçula.

 

COMUNIDADES

Em Santo André, Sítio Cassaquera, Paróquia São Geraldo Magella.

Em São Bernardo, Jardim Boa Vista, da paróquia São Pedro e São Paulo; Jardim da Represa, paróquia do bairro Batistini.

Em Diadema, bairro Santo Ivo, paróquia Menino Jesus; Vila Paulina, paróquia Nossa Senhora dos Navegantes; Jardim São Judas, paróquia Santo Arnaldo Janssen.

Em Mauá, Jardim Guapituba, paróquia Nossa Senhora das Vitórias; Jardim Zaíra, paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Em Ribeirão Pires, oratório São Judas Tadeu, na fábrica de móveis Bartira.

Em Rio Grande da Serra, Jardim Encantado.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;