Previdência em ação Titulo Previdência
Irregularidades na revisão de benefícios
Por Jane Berwanger
Presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário)
16/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo a revisão do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para quem recebe o benefício há mais de dois anos. Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Francisco Cardoso, afirma que em 80% dos casos analisados havia irregularidades e que estão sendo revisados casos de pessoas que acumulavam aposentadoria com auxílios temporários.

Alguns pontos citados estão indo de encontro à lei. O primeiro, e mais grave, é que o benefício que está sendo pago há mais de dez anos, pela regra da decadência, se torna vitalício e só pode ser cancelado em caso de fraude. O INSS tem apenas dez anos para revisar os benefícios, assim como o segurado tem esse tempo. Se não fez a revisão nesse prazo, não pode fazer mais e muito menos pedir devolução de valores recebidos. Além disso, os benefícios de aposentadoria e auxílio-acidente concedidos antes de 1997 não são irregulares, possibilidade que está inclusive na instrução normativa do INSS.

Em relação ao agendamento das perícias com apenas cinco dias de antecedência, o segurado não consegue marcar consulta ou exame neste prazo, sendo a maioria atendida pelo SUS, não obtendo assim atestados e resultados para levar ao perito. Ele comparece à perícia sem nenhuma prova da sua condição de saúde e, dessa forma, o médico conclui que ‘não há provas da incapacidade’.

É preciso uma investigação sobre a gravíssima afirmação feita por Cardoso de que metade dos segurados estava recebendo indevidamente o benefício porque estava trabalhando ou porque não tinha contribuído com a Previdência. E quem deveria ser responsável por analisar se havia contribuição ou não, os peritos ou os servidores do INSS? De certa forma, o presidente da associação acusa os servidores do INSS de terem concedido milhares de benefícios irregularmente. O IBDP espera que as irregularidades sejam resolvidas, mas que os segurados que conseguiram de forma justa seu benefício, por lei, não sejam prejudicados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;