Setecidades Titulo Terceira Idade
Cise de S.Caetano ganha três salas para atividades

População receberá atendimentos de Saúde e jurídico, serviços de cabeleireiro e novo curso de artesanato

Por Natália Scarabotto
Especial para o Diário
02/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Idosos do Cise (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade Francisco Coriolano de Souza, no bairro Nova Gerty, em São Caetano, receberam ontem as três novas salas de atividades. Os frequentadores contam agora com salão de cabeleireiro, sala multiuso e de artesanato.

Os espaços trazem mais variedade nas atividades dos cerca de 300 idosos que passam por dia ali. A sala multiuso será utilizada para atendimento jurídico, nutricional, psicológico e curso de idiomas. Já o salão de cabeleireiro e a sala de artesanato se somam às atividades de lazer que o Cise oferece: dança, bordado, crochê, entre outros.

“A ampliação vai trazer mais conforto para eles”, afirma a secretária de Inclusão Social, Patricia Viteri Barros. A demanda partiu dos próprios participantes, que identificaram a necessidade de trazer novidades.

Para o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), é importante ouvir as reivindicações dos idosos. “Fazendo isso, damos chance para que a população da melhor idade passe cada vez mais tempo aqui e se beneficie do local.”

Os idosos tem bastante disposição. A dona de casa Sueli Pires Afonso, 60 anos, não perde uma aula de alongamento e de dança. “Aqui é minha segunda família. É onde tenho amigos, cuido da saúde e saio renovada.”

Há dez anos o Cise a acolheu quando ela mais precisava. “Cuidava dos meus netos, mas, quando eles casaram, entrei em depressão. Acabei descobrindo o lugar e participo das atividades desde então.”

A coordenadora do Cise Francisco Coriolano de Souza, Isumi Higa, ressalta a importância do trabalho desenvolvido. “Todas as atividades são voltadas para o bem-estar e a saúde dos idosos, o que é muito importante para levantar a autoestima e fazê-los se sentirem bem.”

Além dessa unidade, os munícipes da terceira idade contam com mais três Cises nos bairros São José, Santa Paula e Olímpico.

SAÚDE

Outra ampliação e revitalização também foi feita no Hospital Infantil Márcia Braido, no bairro Olímpico, referência pediátrica na região.

As obras compreendem a criação de leitos, consultórios, mais uma sala de isolamento, sala de coleta, de triagem e o Pronto-Socorro Infantil, que estará aberto à população em 15 dias. Enquanto isso, o atendimento aos pacientes seguirá no Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, onde é feito desde 2014. A reforma também implementou elevadores e rampas que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;