Economia Titulo Balanço
Diadema pretende alcançar saldo de 104 mil empregos
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
17/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O município de Diadema espera, neste ano, ultrapassar o saldo de vagas obtido em 2008, quando havia 102 mil pessoas empregadas. A expectativa é superar 104 mil trabalhadores.

A conclusão foi divulgada durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social da cidade, que possui entre seus representantes também entidades de trabalhadores e empresariais, cooperativas e instituições ligadas ao ensino e pesquisa.

Em 2009, o saldo de empregados foi encerrado em 100 mil, com perda de 2% da massa trabalhadora. "Esperávamos ficar abaixo dos 100 mil. Mas a perda foi menor do que o previsto porque o período pior para o emprego no município foi até abril, e em dezembro, quando obtivemos um saldo negativo", conta o secretário do Desenvolvimento Econômico de Diadema, Luís Paulo Bresciani.

A perda de postos de trabalho foi puxada pelo setor industrial, que fechou 2009 com índices 7% abaixo de 2008. Por outro lado, o setor de serviços segurou o resultado que surpreendeu o conselho. A expectativa até 2012 é chegar aos 110 mil empregos.

IMPOSTOS - Segundo Bresciani, a receita proveniente do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) manteve-se praticamente estável em 2009, na comparação com o ano anterior. "Isso se deve ao comportamento muito positivo do setor comercial, influenciado pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e pelo aumento da renda, que favoreceu o poder de consumo".

Quanto mais se consome, maior é a arrecadação de ICMS. Deixando os produtos mais baratos, portanto, incentiva-se o crescimento da receita.

ESTÍMULO - O objetivo da secretaria de Desenvolvimento Econômico é, neste ano, reduzir a dependência das empresas de Diadema do setor automotivo ou exportador, abrindo seu horizonte para a cadeia do petróleo e gás, por exemplo.

Na semana passada, a prefeitura realizou evento que trouxe técnicos da Petrobras para dar palestra sobre como os micro e pequenos empresários podem se tornar fornecedores da estatal.

"Vamos dar continuidade ao ciclo de investimentos para oferecer suporte à indústria local. Não estamos só pensando em 2010, mas até 2012", afirma Bresciani. Ao ampliar o faturamento dos negócios, estimula-se, ao mesmo tempo, maior oferta de vagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;