Economia Titulo Trabalho
Lupi anuncia retomada de 20 mil novas vagas em fevereiro
18/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, informou ontem que em fevereiro as empresas privadas voltaram a contratar mais do que demitir e que este saldo pode chegar a até 20 mil novas vagas. "Ficará próximo (a esse número), não mais do que isso", declarou o ministro, ressalvando que até a tarde de ontem os técnicos de sua Pasta estariam fechando os dados definitivos.

O resultado oficial será conhecido hoje com a divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que registra todas as admissões e dispensas feitas pelas empresas conforme as regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O saldo de empregos formais em fevereiro ficou bem abaixo das 204 mil vagas criadas em fevereiro de 2008 e ainda está longe de reverter a perda dos quase 798 mil postos de trabalho acumulada entre novembro de 2008 e janeiro deste ano.

As dispensas de mão de obra têm sido um dos principais efeitos da crise internacional no País, desde seu agravamento em setembro do ano passado. Em dezembro, o Caged bateu recorde de demissões com o fechamento de quase 655 mil ocupações com carteira assinada e disparou um alerta dentro governo quanto à gravidade da crise.

Apesar das indicações de que deve ser lenta a recuperação econômica em 2009, Lupi está otimista. "Fevereiro (o resultado do Caged) será positivo, com uma margem pequena, mas o mais importante é que a curva mudou", comentou o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;