Economia Titulo
Fórum debate causas e efeitos do crescimento
Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
30/03/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Preocupados com o futuro econômico do Grande ABC, especialistas, mestres, alunos e ex-alunos da Faec (Faculdade de Ciência Econômicas e administrativas) da FSA (Fundação de Santo André) participaram sábado do 1º Fórum Diálogos sobre Desenvolvimento Regional.

O evento sugeriu uma reflexão dos trabalhos realizados pelo corpo docente do Nedel (Núcleo de Estudos de Desenvolvimento Local) da entidade de Santo André sobre os caminhos pelos quais a região percorreu nos últimos anos e o quanto essa escolha afetou a vida da população das setes cidades.

Os assuntos debatidos sábado entre os alunos e convidados geraram muita discussão. Um deles foi o trabalho Desenvolvimento Endógeno e Sustentável apresentado pela ex-aluna de economia, Mariana Melo. O estudo propôs uma analise sobre o quanto a região ganhou com o desenvolvimento e quais foram os danos que o progresso trouxe o bem estar da população. O comentarista da tese e o economista da USP (Universidade de São Paulo), Eduardo Caldas, destacou o lado negativo de grandes obra de infra-estrutura. O Rodoanel não tem que sair, a sua construção é um assassinato da Represa Billings e, conseqüentemente, da população.”

Outro estudo apresentado no Fórum foi a monografia Exportação e Emprego na Indústria Automobilística do Grande ABC: Uma Análise Regional (2000 a 2006) da economista formada pela Fundação Rosângela Vieira. O levantamento mostrou que ao contrário do que se espera, a quantidade de produtos exportados por uma determinada empresa não tem nenhuma relação com o aumento do quadro de funcionários da mesma. “Na região as exportações triplicaram, enquanto o emprego cresceu apenas cerca de 7%”, comenta Rosângela.

Já o trabalho Investimentos Anunciados no Grande ABC, no qual a economista formada pela Fundação Vivian Machado examina o período de 1995 a 2006, constata que a região atraiu recebeu mais de US$ 13 bilhões de investimentos nesses onze anos, especialmente na indústria.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;