D+ Titulo
Valor do iogurte
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
30/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Cereais, saladas, frutas, bolos e pães. A lista das receitas que caem bem com iogurte é extensa. E o melhor: o produto substitui a calórica maionese em algumas situações e é uma opção para lá de saudável.

A nutricionista Renata Bressan Pepe, da Clínica Alfredo Halpern, afirma que o iogurte é fonte de proteína de alto valor biológico e cálcio. “Contém ainda carboidratos (lactose) e vitamina A. Além disso, é um alimento probiótico, ou seja, possui microrganismos vivos que equilibram a flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos prejudiciais à saúde”, explica a profissional.

O derivado do leite não é indicado para indivíduos intolerantes à lactose. É bom lembrar, no entanto, que alguns indivíduos não toleram apenas o leite – iogurte e queijo caem melhor.

Receitas com leite e creme de leite podem ser substituídas pelo produto natural ou desnatado. “Combina com frutas, cereais e saladas. Pode ser usado como molho para massas e matéria-prima do patê”.

A culinarista Maria Zucatelli, de São Bernardo, afirma que a vantagem é que as receitas ficam leves. “As saladas ficam mais saborosas se temperadas com ele, azeite e limão. Combina com tudo, do brócolis às saladas de folhas”, afirma.

Cálcio - O cálcio presente no iogurte prejudica a absorção do ferro dos vegetais (feijões e vegetais verde-escuros, como espinafre e couve). O melhor é alternar o cardápio. S

Dicas - Fazer o iogurte em casa tem algumas vantagens: o produto não tem conservante, fica com um sabor diferente e não tão ácido. “Basta comprar o fermento probiótico em casas de produtos naturais e misturar com o leite. Siga as intruções na embalagem do produto e deixe abafado. Em algumas horas já está pronto”, afirma a culinarista Maria Zucatelli, de São Bernardo.

Receitas

Iogurte Croc-Croc
(Nestlé)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 1 xícara (chá) de cereal integral; 3 colheres (sopa) de pistache torrado sem casca e picado; 1 tablete pequeno de chocolate branco ralado; 3 colheres (sopa) de ameixas secas picadas; 4 copos de Iogurte natural
Modo de preparo: Triture os cereais rapidamente no liqüidificador. Misture os pistaches, o chocolate branco e as ameixas. Sirva polvilhado sobre o iogurte natural.

Bolo de Iogurte
(Vigor)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 2 copos de iogurte natural; 150 g de margarina; 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 4 ovos; 1 colher (sopa) de fermento em pó. Cobertura – 5 colheres (sopa) de leite condensado; 1/2 xícara (chá) de coco seco ralado com açúcar
Modo de preparo: Bata no liqüidificador todos os ingredientes, menos o fermento. Passe para uma tigela, junte o fermento e misture delicadamente. Coloque numa forma de furo central (26 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Cubra com o leite condensado e o coco ralado. Leve ao forno médio por 45 minutos. Sirva morno ou frio.

Molho de Iogurte
(Vigor)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 10 folhinhas de hortelã; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de azeite; sal a gosto; 1 copo de iogurte natural.
Modo de preparo: Num liqüidificador, bata a hortelã, a mostarda o azeite e o sal. Em outro recipiente, coloque o iogurte natural, adicione os ingredientes batidos e mexa suavemente. Sirva gelado sobre saladas ou em sanduíches frios.

Salada de Panaché com Kani Kama
(Batavo)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 embalagem de legumes congelados; 5 bastões de kani kama cortados em cubos; sal a gosto; 8 folhas de alface.
Molho – 1 copo de iogurte natural; 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada; 1/2 colher (chá) de sal; pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (sopa) de sementes de gergelim.
Modo de preparo: Cozinhe os legumes em água fervente por dois minutos. Escorra bem, junte o kani kama e tempere com sal. Reserve. Disponha as folhas de alface em uma travessa e coloque a mistura reservada.
Molho – Em uma tigela pequena, misture bem o iogurte natural, a cebolinha, o sal, a pimenta e o gergelim. Espalhe sobre a salada reservada. Sirva em seguida.
Dica – Se preferir, utilize o kani kama desfiado.

Refresco de Iogurte com Pêra
(Batavo)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não

Ingredientes: 850 g de iogurte batido gelado; 2 pêras descascadas picadas; 1 colher (chá) de gengibre ralado; 2 colheres (chá) de adoçante; 1 xícara (chá) de água mineral com gás gelada.
Modo de preparo: Bata no liqüidificador o iogurte, as pêras, o gengibre e o adoçante por um minuto. Junte a água e distribua em copos. Sirva em seguida.

Creme de Ricota com Iogurte
(Batavo)
Rendimento: 16 porções

Tempo de preparo: 15 minutos (mais 3 horas de geladeira)
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 2 copos de iogurte natural integral; 2 embalagens de creme de leite; 2 ricotas frescas;  1 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 500 g de damascos secos picados; 200 g de cerejas em calda escorridas.
Modo de preparo: Bata no liqüidificador a ricota com o iogurte natural integral e o creme de leite, até obter um creme. Junte o açúcar, a baunilha e bata novamente. Coloque em uma tigela, acrescente os damascos, as cerejas e misture delicadamente. Coloque em um recipiente, tampe e leve à geladeira por 3 horas, no mínimo.

Pavê de Iogurte Light com Goiabada
(Batavo)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 850 g de iogurte batido; 1 colher (sopa) de adoçante culinário; 1/2 xícara (chá) de amido de milho; 1 embalagem de biscoitos tipo champanhe; 1/2 xícara (chá) de geléia de goiaba diet.
Modo de preparo: Em uma panela, coloque o iogurte, o adoçante, o amido e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e reserve. Em uma fôrma retangular baixa média, cubra o fundo com os biscoitos, espalhe a metade da geléia e cubra com o iogurte reservado. Repita a operação com o restante dos ingredientes. Leve à geladeira por 3 horas, no mínimo. Sirva gelado.

Brócolis e Couve-Flor Gratinados
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 couve-flor pequena com cerca de 250 g; 1 maço de brócolis pequeno; sal e pimenta-do-reino a gosto; 150 g de iogurte natural desnatado; 1 xícara (chá) de queijo cheddar com baixo teor de gordura ralado; 1 colher (chá) de mostarda em grãos; 2 colheres (sopa) de migalhas de pão.
Modo de preparo: Separe a couve-flor e os brócolis em buquês pequenos e cozinhe-os em água fervente levemente salgada por 8 a 10 minutos, até que estejam tenros. Escorra toda a água e transfira-os para uma travessa refratária. Misture o iogurte com queijo ralado e a mostarda e tempere com sal e pimenta-do-reino. Espalhe essa mistura sobre a couve-flor e os brócolis, com o auxílio de uma colher. Salpique as migalhas de pão na superfície e coloque sobre o grill do forno, em temperatura moderada, até dourar. Sirva quente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;