Memória Titulo Memória
E Acylino foi obrigado a renunciar...

Cinquenta anos depois, professor Acylino Belissomi...

Ademir Medici
19/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Cinquenta anos depois, professor Acylino Belissomi – colaborador brilhante dos primeiros tempos do News Seller, hoje Diário, concedeu um depoimento histórico que tem tudo a ver com o golpe militar de 1964: a sua renúncia e as de Alaor Café Alves e Lincoln Grillo como vereadores eleitos e empossados em Santo André.

O bate-papo, gravado e fotografado por Dalila Teles Veras, ocorreu na Alpharrabio Livraria e Editora, em Santo André, no dia 13. Professor Acylino deixou cópias de atas do Legislativo quando da homenagem realizada em 7-3-1964 ao governador de Pernambuco, Miguel Arraes.

“Para Acylino, o episódio Arraes foi fundamental para que, posteriormente, ele fosse enquadrado como esquerdista”, relata o professor Antonio de Andrade, que coordenou a mesa-redonda e que levanta subsídios para um livro que focalizará os reflexos do regime militar no Grande ABC.

Professor Acylino comentou que também pesou uma nota publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, que o classificou como simpatizante da esquerda. Andrade procurou no arquivo do Estadão e encontrou a notícia.

METODISTA

Os levantamentos para o livro sobre os reflexos do golpe militar no Grande ABC realizam-se por iniciativa de alunos e professores da Universidade Metodista, com várias reuniões realizadas. A ideia é que a publicação seja lançada ainda neste segundo semestre.

LIVROS

Amanhã o professor José de Souza Martins estará na Livraria Alpharrabio autografando dois de seus livros: A Sociologia como Aventura – memórias e Uma Sociologia da vida cotidiana. O encontro será das 10h30 às 13h.

Endereço: Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Santo André.

Visite o blog: www.alpharrabio.com.br

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 19 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5626

Manchete – Demarchi (Walter, prefeito em exercício de São Bernardo) vai a Congresso (Estadual de Municípios, em Campos do Jordão) criticar governo Montoro

São Bernardo – Prefeito Aron Galante recupera-se bem de operação do coração e já faz exercícios físicos, conforme foto tirada no Estádio de Vila Euclides pelo repórter fotográfico Alberto Murayama

Futebol – Dunga, ex-Internacional, é o novo reforço do Corinthians.

Em 19 de agosto de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: todos os deputados ingleses entoam o God save the King; chegada das tropas inglesas a Gibraltar.

- A Companhia Telefônica do Estado de São Paulo pediu autorização ao governo para estender as suas linhas até Santo André e São Bernardo.

Hoje

- Dia do Ortopedista

- Dia do Teatro

- Dia do Adolescente

- Dia do Comprador

Santos do dia

- Januário (ou Gennaro) foi bispo de Benevento, cidade situada a 70 Km de Nápoles. Ele e companheiros – os santos Sósio, Próculo, Festo, Desidério, Eutíquio e Acúrcio – foram martirizados em Pozzuoli, Itália, no ano 305.

- Constancia

- Salete

- Afonso de Orozco

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Guararema, na Grande São Paulo, que nasceu núcleo logo que a população paulistana iniciou dispersão rumo às matas, no século 16. Elevado a município em 19-9-1899, quando se separa de Mogi das Cruzes. Guararema, em tupi-guarani, significa Pau D’Alho.

Município Brasileiro

- Aniversaria: Guarapari (ES).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;