Brickmann Titulo
Festa boa é nos palácios
Carlos Brickmann
09/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Comemorar nos estádios, nos bares, nas ruas, em casa? Bobagem: boas comemorações não dependem de estádios (embora algumas tenham como origem a construção de estádios e outras obras da Copa), nem de vitórias nem de craques. Taça boa, mesmo, é aquela em que se servem os finos vinhos de champagne.

A festa pode começar com Cláudia Petuba, presidente estadual do PCdoB de Alagoas. Como ela informa, “Collor é grande exemplo de luta em defesa de Alagoas e um dos mais importantes senadores do País, ajudando a presidente Dilma a fazer governo amplo, que chega aos quatro cantos do Brasil”. Collor e Dilma, PT ‘collorido’. São tão próximos que o PTB de Collor apoia Aécio, mas Collor abriu dissidência em favor de Dilma, para continuar amigo dos amigos.

Tapetão? Tapetão bom é o que permitiu ao ex-senador Demóstenes Torres, ex-DEM, cassado pelo Senado por ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, continuar como procurador do Ministério Público de Goiás, com salário integral – perto de R$ 25 mil mensais, embora não possa trabalhar. Tinha sido afastado por conduta incompatível com o cargo, mas voltou graças a decisão do Supremo. Está livre da maldição bíblica, pois ganha o pão sem o suor de seu rosto.

O ápice da festa é José Roberto Arruda. Renunciou para não ser cassado pelo Senado, foi o primeiro governador preso durante o mandato (quando o filmaram recebendo propina), perdeu o cargo. É candidato de novo ao governo de Brasília, pelo PR, e tem chances. Apesar de tudo, acredite, Arruda não é ficha-suja.

Racismo explícito
Alguém que se assina Fernando Moura, tem como Twitter @CheMoura e se diz presidente da Juventude do PT divulga ataques racistas contra judeus. Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT, diz que o perfil de Moura é falso e que repudia os ataques. Simples: se perfil falso usa indevidamente o nome do PT, o partido deve pedir investigações para identificá-lo e excluí-lo. Há um Fernando Moura, com endereço @CheMoura, escrevendo no Facebook desde julho de 2011. Diz-se presidente da Juventude Petista, e até agora, três anos depois, ninguém o desmentiu. Troca seguidas mensagens com Carlos Latuff, que participou, a convite do Irã, de concurso de charges ironizando o Holocausto.

O crime do falso perfil
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais acaba de decidir que criar perfil falso em rede social é ilegal, e gera indenização por dano moral. Importante: há exércitos virtuais envolvidos na campanha eleitoral e, para amplificar sua força, usam perfis falsos. Pode dar processo e pagamento de indenização que pode ser alta.

Campanha explosiva
A polícia paulista encontrou duas bananas de dinamite coladas numa das colunas da estrutura do monotrilho da Linha 15-Prata, na Zona Leste da Capital. Era dinamite, mas sem detonador, sem o qual não há explosão. A dúvida: se não era para explodir, por que a dinamite foi colocada na estrutura do monotrilho? A resposta pode ser apavorante: o recado de que a obra (como qualquer estrutura pública) está sujeita a atentados. E quem daria esse recado? A resposta pode ser ainda mais apavorante, numa cidade em que narcotraficantes presos dão ordens.

O dilema da oposição
Aécio Neves, do PSDB, distanciou-se dos demais candidatos oposicionistas. É bom para ele, por se transformar no principal símbolo da oposição ao governo petista de Dilma Rousseff; mas também é ruim, porque o crescimento de Eduardo Campos, do PSB, é essencial para minar as bases de Dilma no Nordeste. Se Campos, nordestino, governador bem avaliado de Pernambuco, não retirar votos de Dilma no Nordeste, a vantagem da presidente terá de ser descontada inteiramente no Sul e Sudeste, apenas por Aécio. Uma tarefa muito mais difícil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;