Memória Titulo Memória
Gerações paulistas
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Luiz Felipe Baeta Neves, proprietário da Fazenda Paraguaçu; conde Eduardo Prates, proprietário da Fazenda Santa Gertrudes. Foram amigos na primeira metade do século 20. Laços dos vizinhos no então espaço rural de Limeira e também na Capital, onde moravam. Temporada em São Paulo, temporada no Interior – no caso do Dr. Baeta Neves, temporada em São Bernardo, já que aqui tinha casa de campo, imaginem!, em plena Estrada do Vergueiro (hoje Avenida Senador Vergueiro), na altura do antigo Fórum (hoje Pinacoteca Municipal) e Cidade da Criança.Gente importante da velha São Paulo, com descendência nobre. Condes e condessas, barões e baronesas, aparecem nas árvores genealógicas dos Baeta Neves e dos Prates. Alguns exemplos:

1 – Esta foto das mulheres reunidas. A pequena Maria Augusta está nos braços de Anna Carolina de Mello Oliveira de Arruda Botelho, a Condessa do Pinhal.

2 – Cândida de Moraes Pinto Prates, que está na mesma foto e era chamada carinhosamente de avó Candinha, era neta do Conde do Pinhal.

3 – Maria Cândida Prates Baeta Neves, mãe da menina Maria Augusta, nasceu em São Paulo, Capital, e tem hoje 98 anos. Casou-se com o filho do Dr. Baeta Neves, o Baeta Neves Junior. É, portanto, nora do nosso Dr. Baeta Neves, o loteador de Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

Memória ganha excelente oportunidade de reviver um pouco a história da aristocracia paulista do século passado. E ganhamos uma parceira: a menina da foto, Maria Cândida Baeta Neves Botelho de Medeiros, tem muitas histórias a contar. A partir de amanhã, estas histórias estarão reunidas em pílulas saborosas aqui em Memória. Gravamos tudo, ao lado do padre Ervino, vigário da Basílica da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Maria Cândida: ganhamos uma cronista.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de dezembro de 1983 – Ano 26, Nº 5388

Data – Solenemente, o 10º Batalhão da Polícia Militar festeja 27 anos. Jurisdição sobre a linha Santo André a Paranapiacaba. No comando, o tenente-coronel Durval dos Santos Rosa.

São Caetano – Ulderico Gentili, memórias do pintor-restaurador. Na melhor tradição milenar de Michelangelo, vai restaurando aos poucos a Matriz Sagrada Família, em São Caetano. Técnica própria e única.

Editorial – O Brasil na encruzilhada do seu futuro

EM 12 DE DEZEMBRO DE...

1953 – Diplomadas as alunas da Escola de Corte e Costura Brasília Tondi de Lima, do Sesi, em São Bernardo. Local: salão da Sociedade Beneficente São Bernardo (Sociedade Italiana). Paraninfa: Lavinia Rudge Ramos (dona Nenê). Diretora da escola: Ana Luiza Donadelli.

As formandas: Argenite Mazzolla, Cinira dos Santos, Clélia Spesoto, Daysi Vicentainer, Dirce Lazzarini, Elza Trebi, Gentila de Souza Morais, Ilda Pedroso da Silva, Inelda Pedroso da Silva, Iracema Mendes Sanches, Irene Cuzziol, Lazinha de Oliveira, Lourdes Lazzarini, Maria Aparecida de Castro, Maria Aparecida Palma, Maria Éster Morelatto, Maria Izabel Freire, Maria José da Conceição, Maria de Lourdes Genari, Maria Estela Coutinho do Amaral, Rosalina Gianoti, Tereza Rodrigues Spinelli, Yvone Cuzziol e Vila Piolli.

1973 – Eletroradiobraz inaugura o hipermercado ‘Baleia’, em Santo André.

– Rede Ferroviária Federal abre concorrência pública para construção da segunda bitola entre Mauá e Campo Grande, passando por Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

SANTOS DO DIA

- Guadalupe

- Amonária

- Cury

- Maxêncio

- Sinério

- Vicelino

Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada a padroeira da América Latina em 1945 pelo papa Pio XII. A Igreja narra que no Quinhentismo registrou-se a aparição de Nossa Senhora a Juan Diego, um índio asteca, iniciando-se ali a devolução a Guadalupe.

Duas Paróquias no Grande ABC são dedicadas a Nossa Senhora de Guadalupe: Jardim Riviera, em Santo André; Jardim das Orquídeas, na Grande Alvarenga, São Bernardo. Também a capela do Golden Parque, da Paróquia Jesus de Nazaré, em São Bernardo, tem a Senhora Guadalupe como padroeira.

MUNICÍPIO PAULISTA

Aniversaria hoje: Ibirá. Criado em 12-12-1921, quando se separa de São José do Rio Preto.

HOJE

Dia Internacional da Criança na Mídia, criado pela Unicef.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

GERALDO FRANZÉ

(São José do Rio Pardo, SP, 5-5-1935 – São Bernardo 6-12-2013)

Foi com muita tristeza que li sobre a partida de Geraldo Franzé. Estudei no antigo ‘Gegão’, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, e ainda lembro de sua cantina dentro da escola. Não tive oportunidade de ser seu aluno, mas conheço seus filhos e estudamos juntos. Sempre acompanho a coluna, e deixo aqui meus sentimentos à família Franzé. Saudades da época em que não tínhamos preocupação com violência, o estudo era forte e saíamos da escola com ensinamentos concretos.

Flavio Pereira, de Diadema

MISSA DE 7º DIA – Dirza de Almeida, Luiz Lopes e Alexandre Henrique Vecchia. Hoje, às 19h, na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo.

SANTO ANDRÉ

Mariana Ferreira Peixoto, 96. Natural de São Sebastião (MG). Dia 8. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Domingos Angelini, 94. Natural de Santo André. Dia 9. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Alice Azolini Dantas, 90. Natural de São Paulo (SP). Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis. Dia 5.

Affonsina Maria dos Santos, 88. Natural de Araújos (MG). Dia 8. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Carolina de Freitas Donini, 87. Natural de Nhandeara (SP). Dia 6. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Josefa Porto da Silva, 84. Natural de Arapiraca (AL). Ontem. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Florentino Frias Fernandes, 81. Natural de Itapiratiba (SP). Dia 7. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Massayoshi Tanaka, 88. Natural de Cafelândia (SP). Dia 9. Jardim da Colina.

João Barros Galvão, 57. Natural de Colorado (PR). Dia 9. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO

Osvaldo Sivieiro, 84. Natural de São Caetano. Metalúrgico. Dia 6. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Eduardo Pereira do Nascimento, 53. Natural de Cipó (BA). Dia 7. Cemitério Municipal.

Manoel Vital da Costa, 50. Natural de Passira (PE). Dia 8. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Sebastiana Gomes Ricos, 85. Natural de Manhoaçu (MG). Dia 7. Cemitério Santa Lídia.

Maria Batista da Silva, 68. Natural de Guanambi (BA). Dia 5. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
Mario Costa Filho, 72. Natural de São Paulo (SP). Dia 4. Cemitério São José.
Senador Pompeu (CE)

Clodoaldo Rodrigues dos Santos, 74. Natural de Senador Pompeu (CE). Deixa viúva dona Edite e mais cinco filhos, entre os quais Clodomir Pompeu, administrador do cemitério de Vila Euclides. Dia 4. Cemitério Municipal de sua cidade natal.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;