Política Titulo Ribeirão Pires
Koiti volta atrás de demissão e fica no comando da Saúde

Secretário de Ribeirão Pires havia assinado carta de exoneração na quinta-feira

Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
15/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Koiti Takaki (PV) repensou e anunciou ontem que vai permanecer no comando da Secretaria de Saúde em Ribeirão Pires. O verde havia pedido exoneração na quinta-feira, após saber por servidores que seria exonerado da Pasta de Governo. Ele acumulava os dois departamentos desde junho.

Chateado ao ser substituído por Valmir Copina (PMDB), Koiti, considerado homem-forte da gestão, resolveu que sua atuação na administração de Saulo Benevides (PMDB) havia chegado ao fim. O prefeito passou o fim de semana atrás do secretário para tentar convencê-lo a voltar e por isso não assinou a carta de exoneração.

O martelo foi batido ontem, em reunião com o chefe do Executivo. O verde alegou que houve “um problema de comunicação” que foi resolvido. “Eu sempre disse que nunca tive problema com o Saulo. Conversamos e conseguimos superar a falha que ocorreu”, disse.

O encontro definiu que Copina permanecerá como chefe da Pasta de Governo, conforme havia decidido pelo prefeito na semana passada. A transição estava prevista para ocorrer somente em novembro, mas o peemedebista resolveu antecipar a troca.

O secretário declarou que a importância do setor pesou na sua decisão. “Estou preocupado com essa situação que se encontra a Saúde atualmente. Ganhamos a Prefeitura e agora chegou o momento de valorizar essa missão. A secretaria é muito importante para a avaliação do governo”, justificou.

O verde analisou que o problema não abalou o status de homem-forte. “Continuo num setor importante.”

A baixa na Saúde representaria crise na administração peemedebista. O primeiro motivo é a falta de substituto – sem Koiti, Saulo não teria um nome a curto prazo para o cargo. Além disso, a Saúde foi o carro-chefe da campanha do peemedebista, que ainda não conseguiu boa avaliação dos munícipes. Segundo levantamento do DGABC Pesquisas, de junho, a população deu nota 3,9 para o atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O verde admitiu que o contrato com a Fundação do ABC pode ser prorrogado. A possibilidade será analisada pelo conselho municipal de Saúde nas próximas semanas. “Vamos ampliar o projeto nos próximos dias. Há estudos para ver como isso será feito.”

A terceirização do sistema vai contra o que foi pregado por Saulo na campanha, mas Koiti assumiu e convenceu que o contrato com o terceiro setor era a única saída.

CÂMARA

O retorno do secretário tem participação dos vereadores. Grupo de parlamentares pediu que o verde reavaliasse a exoneração. Koiti continuará na interlocução com o Legislativo, tendo em vista que os pares rejeitaram prontamente o nome de Copina para o diálogo. “Sempre tive bom relacionamento porque convivi com a maioria dos vereadores (foi parlamentar entre 2008 e 2012)”, destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;