Esportes Titulo Atacante do Santos
Neilton: o artilheiro do Jardim Sapopema

Atacante do Santos diz ter marcado 1.000 gols em Diadema e fala da comparação a Neymar

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
14/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ele nasceu na longínqua e pequena Nanuque, cidade mineira de quase 42 mil habitantes, próxima das divisas com Espírito Santos e Bahia e distante aproximadamente 1.200 quilômetros do Grande ABC. Mas hoje é considerado filho de Diadema. De volta ao Jardim Sapopema – que foi sua casa a partir dos 6 anos – para promover ação social com crianças, o atacante Neilton relembrou dos primeiros passos na quadra local, onde ele admite: fez mais de 1.000 gols.

“Já fiz gol de tudo que é jeito aqui. Acho que passou (dos 1.000). Passava todos os dias, o dia todo jogando, não tinha como”, divertiu-se o jovem de 19 anos. “São muitas lembranças. Foi praticamente aqui onde tudo começou. Morava na rua de cima e descia todo dia para jogar bola. Meia-noite, meia-noite e meia minha mãe vinha me chamar para ir para casa dormir, querendo me bater. Eu dava trabalho. Essa quadra fez bastante parte da minha história”, emendou Neilton, sob risos e cercado de fãs mirins, que o acompanharam melhor que muito zagueiro. “A marcação foi cerrada”, brincou.

Sua mãe, Kátia Maria Francisca, 39 anos, afirmou que apesar de atualmente o jogador viver na Baixada Santista com ela, sempre que está de folga ou não é relacionado para alguma partida do Alvinegro, o atacante sobe a serra do mar para ficar próximo das pessoas que participaram de sua infância. “Quando terminam os jogos ou quando não tem jogo, ele vem para cá. Tem muitos amigos e alguns familiares que ainda têm casa.”

O jogador está no Santos há cinco anos e foi campeão em todas as categorias pela qual passou. O último título foi a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, ao lado de Léo Cittadini, Giva e companhia. Suas atuações tiveram tanto destaque – com direito, inclusive, a gol na final, um dos quatro que guardou no torneio – que ele foi alçado ao time principal. O corte de cabelo e o futebol insinuante logo o renderam apelidos e comparações a um camisa dez que até há pouco tempo estava no Peixe: Neymar.

Com personalidade, no entanto, Neilton esclarece que o atual jogador da Seleção Brasileira e do Barcelona é incomparável. “Sempre falei que o Neymar não tem comparação. É um grande jogador, é inspiração para todos nós e não tem como comparar eu, que estou começando, e ele, que começou novo e já conquistou bastante coisa e hoje joga no Barcelona. Torço para que seja o melhor do mundo”, afirmou.

RENOVAÇÃO CONTRATUAL

Neilton vive verdadeira novela desde que veio à tona a notícia de que o atacante queria ser valorizado, recusou proposta financeira do Santos e o clube desistiu de aumentar o vínculo com o jovem – o atual vence em maio de 2014. O clube e o empresário do atleta, Roberto Almeida, no entanto, reconsideraram conversar e tentar resolver o assunto, sobretudo porque a vontade do jogador é permanecer.

“Vamos ter esta semana (até sexta-feira) para resolver tudo. Minha cabeça está no Santos, pretendo ficar e se Deus quiser vai dar certo essa renovação”, disse Neilton, que descartou ter recebido postagens para deixar o Peixe – uma delas, são-paulina. “Não chegou nada do São Paulo em mim. Enquanto isso, estou com a cabeça tranquila, sem pensar nisso, pensando só em conquistar meu espaço de novo e voltar a jogar”, explicou. “Tudo o que se fala e escuta por aí são especulações”, completou Roberto Almeida.

Coincidência ou não, o atacante ficou seis jogos afastado do Peixe, sem ser sequer relacionado para os jogos do Campeonato Brasileiro. Na semana passada, contra o Coritiba, no Paraná, ele voltou. Entrou na segunda etapa no lugar de Everton Costa, mas pouco fez: sentiu falta de ritmo. A ideia, segundo ele, é buscar novamente a titularidade e ele nega possível chateamento com o técnico Claudinei Oliveira pelo período sem atuar.

“Não fiquei (chateado). Respeito muito a opção do treinador e agora é bola para frente, continuar trabalhando para reconquistar meu espaço de novo”, comentou Neilton, que ainda descartou possível relação entre o entrave na renovação e sua ausência nos jogos. “Acredito que ele (Claudinei) não faria isso comigo.”

O treinador, aliás, é amplamente defendido pelo jovem jogador. “Ele e o Zinho me chamaram para conversar, me deram conselhos para ficar. O Claudinei é excelente treinador, sempre admirei o trabalho dele. Trabalhamos desde 2009 e nunca tivemos problemas. Torço para que dê certo para o clube”, concluiu. Agora, é esperar o desfecho com final feliz.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;