Cíntia Bortotto Titulo
Enfim, Natal!

Você trabalhou duro o ano todo e está se sentindo cansado. Isso é normal?

Cíntia Bortotto
19/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Você trabalhou duro o ano todo e está se sentindo cansado. Isso é normal? As pessoas trabalham de janeiro a dezembro e, como o ser humano funciona por ciclos, costumamos colocar em nossa organização mental o que seria o início deste ciclo, por exemplo, o início de um ano, o meio e o fim. A maior parte das pessoas já está cansada no fim deste ciclo e precisa de um descanso para recomeçar um novo. Alguns escritores já diziam que a produtividade é maior quando se estabelecem metas e claramente início e fim para as atividades.

Uma parte menor faz como os atletas, que correm grandes distâncias e fazem o que eles chamam de Sprint Final, que é uma arrancada com ainda mais força no fim da prova. Outros ainda têm forças no fim do ano para finalizar tudo o que se comprometeram a fazer lá no início do ano. Você conhece alguém assim?

É por isso que o fim do ano, representado pelas semanas que antecedem o Natal, tem efeitos diferentes nas pessoas, porque elas têm organizações mentais diferentes.

CICLO DAS EMPRESAS - De toda a forma, as empresas que não têm em seu segmento de mercado aquecimento que obrigue alta produção ou disponibilidade, em geral, aderem às férias coletivas para possibilitar a convivência em família de uma data que, para a maioria, significa o fim de um ciclo e o reinício de outro. Mas algumas empresas, por estarem em um período com alta demanda de produção ou disponibilidade, precisam fazer esquemas de plantão para dar conta das demandas individuais, de seus funcionários e de negócios da organização. Por isso, temos empresas ou áreas delas que fazem o chamado plantão de fim do ano, revezando dias ou semanas para atender o necessário.

Se você trabalha em um segmento que está aquecido nesta época ou em uma área que trabalha em regime de plantão, converse com a sua família e explique a necessidade do trabalho, mas negocie com a empresa para poder passar um tempo com a família, afinal é uma época que de fato remete ao ‘estar junto'.

ESPÍRITO SOLIDÁRIO - E, como é Natal, não poderia faltar um espírito mais solidário. Claramente, as empresas têm proporcionado esta vivência para seus funcionários, até porque este é um dos valores da geração Y. Algumas das práticas incentivadas são:

- Visitas a creches, orfanatos, asilos;

- Confecção de sacolinhas para famílias mais carentes;

- Distribuição de cobertores e produtos de higiene para moradores de rua;

- Adesão à campanha dos Correios das Cartinhas para o Papai Noel, entre outros.

Um dos casos mais emocionantes que eu já vi em meu cotidiano corporativo envolvendo a solidariedade de fim de ano foi o de uma cartinha dos Correios para o Papai Noel. O garoto pedia um inalador para crises respiratórias, pois sem isso sua mãe tinha de lhe levar ao posto de saúde, que nem sempre estava aberto quando precisavam. Uma das pessoas da equipe pegou a cartinha e providenciou o que era necessário e ainda um presentinho para o garoto.

Outro caso foi o de um garoto que queria um presente, não importava qual fosse, mas na verdade o que ele queria era ver o Papai Noel. Uma das pessoas que trabalhava em minha equipe se fantasiou de Papai Noel e foi entregar o presente! Ele contou que foi muito emocionante, e que até a mãe do menino ficou emocionada.

São histórias de pessoas simples, como nós que se deixam contagiar com o espírito da alegria e da realização de sonhos, que está presente no Natal desde o tempo de nosso imaginário infantil. Vale a pena participar!

O QUE PEDIR PARA O PAPAI NOEL  - E, falando em realização de sonhos, vamos a algumas dicas sobre o que pedir para o Papai Noel:

1- Peça sabedoria para discernir entre o que você pode mudar e o que você não pode mudar;

2- Peça forças para mudar o que você pode;

3- Peça paciência para lidar com o que você não pode mudar;

4- Peça mais autoconhecimento: esta é a chave para o seu desenvolvimento;

5- Peça persistência para continuar lutando consigo mesmo, afinal as limitações estão em nós e não no mundo;

6- Peça empatia, assim fica mais fácil entender e se relacionar com o outro;

7- Peça benevolência, para que você consiga enxergar coisas boas até em quem, num primeiro momento, você não viu nada bom;

8- Peça paz, para você e seu entorno;

9- E por fim peça saúde para que você possa mobilizar todos os pedidos anteriores;

Desejo a você, leitor, e a sua família um Feliz Natal! Repleto de paz e luz! Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;