Economia Titulo
Governo dos EUA propõe ampliar autoridade do Fed
Por
30/03/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos vai propor nesta segunda-feira que o Congresso amplie os poderes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para assegurar a estabilidade dos mercados financeiros, segundo o New York Times.

A publicação conta que a proposta será apresentada pelo secretário do Tesouro, Henry Paulson, por meio de um projeto regulador, vital para solucionar os problemas que ficaram expostos com a atual crise hipotecária. O plano daria ao Fed poder sobre Wall Street, mas somente quando as práticas de um banco de investimentos ameaçassem todo o sistema financeiro, antecipou o jornal.

Segundo os analistas, as normas pouco rigorosas para o mercado financeiro teriam permitido a aquisição de créditos indevidamente documentados durante os anos de auge do mercado imobiliário. A execução desses empréstimos foi o principal fator de uma crise que hoje ameaça a economia americana com a recessão.

Nesse sentido, o plano propõe que o Fed tenha autoridade para exigir informação de todos os agentes do mercado financeiro, assim como o direito de colaborar com outros reguladores na formulação das normas que deverão ser acatadas pelas empresas e pelas instituições. Caso seja determinado que as ações de alguns desses participantes ou agentes do mercado representem um risco para todo o sistema financeiro ou para a economia, “o Fed deverá ter autoridade para exigir medidas corretivas que resolvam os riscos ou limitem esses riscos”, diz o New York Times.

A proposta de Paulson começou a ser formulada em março do ano passado, antes do surgimento da crise imobiliária, com o propósito de aumentar a competitividade dos mercados financeiros.Com essa nova proposta, a Comissão de Valores e Bolsa poderia perder parte de sua autoridade. E, provavelmente, passe a coordenar suas atividades com a comissão de negociações do mercado futuro de commodities.

“Não sugiro que a resposta seja mais regulações, ou que as regulações mais efetivas possam evitar períodos de angústia nos mercados financeiros que parecem ocorrer de cada 5 a 10 anos”, destaca o New York Times destaca como um provável discurso de Paulson na apresentação do projeto. “Sugiro que devemos e podemos ter uma estrutura que seja criada para o mundo em que vivemos, uma que seja mais flexível.”

Para que a proposta de Paulson concretize-se o Congresso americano teria de aprovar quase todos os elementos apresentados. No entanto, os líderes democratas já esboçam um projeto para endurecer a supervisão sobre os bancos de investimento em Wall Street.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;