Economia Titulo
'Greve pipoca' será mantida por período indeterminado
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
10/10/2001 | 01:21
Compartilhar notícia


  O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promete manter por tempo indefinido o movimento conhecido como greve pipoca nas montadoras. Em assembléia realizada nesta terça às 6h30, os 4,5 mil trabalhadores da Ford decidiram promover paralisação por três horas na área de estamparia da empresa. Pelo terceiro dia consecutivo, ocorreram paralisações pontuais ou assembléias antes da entrada dos funcionários na Volkswagen, DaimlerChrysler (Mercedes-Benz), Scania e Toyota. De acordo com o sindicato, os trabalhadores de oito empresas do setor de autopeças promoveram uma concentração no Largo de Piraporinha, na divisa entre São Bernardo e Diadema.

A agenda desta quarta da campanha salarial da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que representa 100 mil metalúrgicos na região, prevê a realização de um ato de protesto às 7h, na Praça da Matriz, em São Bernardo.

As manifestações desta semana ainda não produziram resultados. O Sindicato Nacional dos Fabricantes de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) apresentou nesta terça ao presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM), Adi dos Santos Lima, proposta de reajuste dos salários em 5,1%, 65% da inflação do período. A oferta é menor do que a das montadoras.

O Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea) mantem desde sexta-feira a proposta inicial de reajuste salarial de 5,6%, cerca de 70% da inflação oficial acumulada no período. Os metalúrgicos recusaram a proposta e mantiveram a reivindicação por reposição integral dos salários acompanhada de aumento real. Querem também antecipação da data-base de novembro para setembro e validade do acordo por dois anos.

A reunião com os fabricantes de autopeças está marcada para o próximo dia 17, às 9h. Até esta terça, não havia previsão de uma nova reunião com as montadoras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;