Memória Titulo
Uma semana para lembrar a São Caetano independente

Outubro é o mês do aniversário da emancipação política de São Caetano. São 61 anos de história: 1948-2009. Criado como distrito...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Outubro é o mês do aniversário da emancipação política de São Caetano. São 61 anos de história: 1948-2009. Criado como distrito de São Bernardo em 1916, rebaixado à Zona de Santo André durante a ditadura de Getúlio Vargas, São Caetano se desenvolveu em torno da indústria instalada nos vales do Tamanduateí e dos Meninos e alcançou a emancipação em 1948, depois de uma primeira tentativa frustrada em 1929.

A história oficial mostra que foram 95 as lideranças da autonomia. Ano a ano, essas lideranças procuraram registrar os momentos épicos do final dos anos 1940. E neste 2009 várias atividades estão programadas. A principal será a reinauguração do Monumento dos Autonomistas, na Praça Cardeal Arcoverde - o monumento original desapareceu quando a praça foi reformada.

Durante missa solene a ser celebrada no domingo, dia 25, na Matriz Sagrada Família, um dos autonomistas, Mário Dal'Mas, distribuirá um cartão com os nomes dos autonomistas, réplica da placa inaugurada na Câmara Municipal. No verso da placa, uma mensagem do próprio Mário, que Memória antecipa.

PALESTRAS - As comemorações do 61º aniversário da autonomia de São Caetano começam na próxima segunda-feira. Em revezamento, dois líderes autonomistas, Olga Montanari de Mello e Mário Porfírio Rodrigues, percorrerão escolas proferindo palestras sobre a campanha de 1948. Dia a dia, aqui em Memória, noticiaremos os horários e locais das palestras.

A programação inclui a exibição de um documentário chamado "Autonomistas Sim Não", produzido pela Bla Filmes. O filme mescla cenas atuais e recuperadas da cinematografia de São Caetano. Entre os ouvidos está o líder Luiz Rodrigues Neves, das principais lideranças do movimento autonomista e que faleceu recentemente.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". O dia em que a MPB tomou conta da Universidade de São Paulo (USP) - terceira parte. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: big band do trompetista Charlie Spivak; entre os cantores, o brasileiro Dick Farney; amanhã: a cantora Keely Smith. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". Os Albergues da Juventude estão completando 100 anos: 1909-2009. E quem conta essa história é o presidente no Brasil da Federação Internacional dos Albergues, Carlos Augusto Alves. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". Continuidade da entrevista que o apresentador Hélio Ribeiro fez com Elis Regina e César Camargo Mariano na década de 1970. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Nilo Amaro e Cantores de Ébano interpretam "Uirapuru", composição de Jacobina e Murilo Latini; Emilinha Borda canta "Dez anos", versão de Lourival Faissal e a pedido da ouvinte Fátima Di Maio, moradora de São Vicente. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (87,5). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

ALMANAQUE

Bortolo Basso

Nascimento: São Bernardo, 17 de outubro de 1900.

Vereador: 1936 e 1937.

Vice-prefeito: 1952-1955.

Partido: Constitucionalista.

Falecimento: São Bernardo, 26 de março de 1978.

Luiz Manssur

Nascimento: Américo de Campos (SP), 17 de outubro de l934.

Vereador: 1989-92 (suplente); 1993 a 2000.

Partidos: PTB - PPR - PPB - PSDB - DEM.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 17 de outubro de 1979

Mauá - Câmara rejeita cassação do prefeito Dorival Rezende.

Santo André - Parque das Nações sofre com falta de água.

Educação - Professor José Lazzarini, diretor do Colégio Santo André, homenageado no Dia do Professor pela Câmara Municipal.

Falecimento - Sérgio Pinchiaro, costureiro de São Bernardo.

Teatro & Música - "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, estréia em São Paulo.

Polícia - Turista assaltado no centro de Santo André.

EM 17 DE OUTUBRO DE...

1849 - Morre o compositor polonês Frederic Chopin.

1929 - Attilio de Marchi nasce em São Bernardo. Toda uma vida dedicada à cidade em que seus pais e avós inauguraram a Linha Galvão Bueno, mais popularmente conhecida como Colônias.

1959 - Inaugurado o Ginásio Pedro Dell´Antonia, em Santo André, com a abertura dos Jogos Abertos do Interior, os primeiros disputados no Grande ABC.

1969 - Brasil ganha uma nova Constituição em pleno regime militar.

HOJE

Dia Nacional do Profissional de Propaganda, Dia do Eletricista, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia Nacional de Vacinação, Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza e Dia Internacional para a Democratização da Comunicação.

SANTOS DO DIA

Fiorenzo, Herão, Inácio de Antioquia, Notelmo e Serafino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;