Internacional Titulo
Jornal diz que Talibã aceita entregar Bin Laden
Por Das Agências
17/10/2001 | 01:14
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores do regime talibã fez uma oferta de última hora para entregar Osama Bin Laden sem pedir provas de seu envolvimento nos atentados de 11 de setembro. É o que informa a edição desta quarta-feira do The Guardian citando fontes oficiais paquistanesas. Segundo o jornal, os Estados Unidos recusaram a oferta.

Os talibãs propuseram pela primeira vez entregar Bin Laden para que ele seja julgado em outro país que não os Estados Unidos sem exigir provas de seu envolvimento nos atentados, em troca do fim dos bombardeios no Afeganistão, afirma o jornal.

O Guardian afirma que sua fonte é "próxima às autoridades militares do Paquistão". A oferta foi feita na segunda-feira, durante uma visita secreta do ministro talibã das Relações Exteriores, mulá Wakil Ahmed Muttawakil, a Islamabad. O mulá se reuniu com funcionários da CIA e oficiais dos serviços secretos paquistaneses. No encontro, os responsáveis norte-americanos recusaram a oferta e esperam criar um racha no governo talibã, segundo o Guardian.

Wakil Ahmed Muttawakil é tido como moderado entre os talibãs, e os EUA o pressionaram para que haja uma mudança rápida dentro do regime. "Estão tentando convencê-lo de que junte os elementos moderados", disse outra fonte ao jornal britânico.

O ministro pediu uma reunião pessoal com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, em visita oficial ao Paquistão. Mas não houve nenhum encontro direto e o ministro talibã retornou na noite de terça-feira a Kabul, desmentindo publicamente que tenha viajado a Islamabad, segundo o Guardian.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;